O México aparece no Festival de Cannes como um destino para as filmagens estrangeiras com novos projetos como grandes estúdios em Jalisco e um programa de incentivos financeiros apresentados hoje à margem do encontro.
Um complexo de estúdios cinematográficos, situado junto ao lago Chapala e aberto há um mês, aposta em projetos integrais que incluem a filmagem de longas junto ao desenvolvimento de videogames relacionados, explicou hoje à Agência Efe Ricardo Gómez, produtor audiovisual e presidente do Instituto de Fomento ao Comércio Exterior de Jalisco.
Na Hollywood mexicano, batizada de “Jaliwood”, os videogames produzidos são dirigidos aos telefones “iPhone” e ao console “Wii”.
Com 200 trabalhadores especializados em desenho gráfico e animação, o “Chapala mídia Park” – como é chamado o complexo – se estende por 14 hectares “a uma hora de distância de desertos, florestas, selvas e lagos”.
“É possível filmar 95% do ano”, explicou Gómez, que destacou que não é em todas as partes do mundo que se conta com uma meteorologia tão propícia.
O projeto, cujo investimento nos últimos 14 meses foi de US$ 20 milhões, é financiado em grande parte pelo setor público e 15% pela indústria.
A localização dos estúdios, a duas horas e meia de avião de Hollywood, supõe uma vantagem para os produtores americanos, afirmou Gómez.
Representantes da ProMéxico (organismo de comércio exterior) e o Instituto Mexicano de Cinematografia também apresentaram em Cannes um programa do Governo destinado a atrair filmagens estrangeiras de grande orçamento para o seu território.
O plano oferece o reembolso de 7,5% das despesas locais comprováveis, facilidades fiscais na devolução de contribuições e um guichê único para facilitar os trâmites.