Em comemoração ao Dia da Criança, a Cia. Esquadrão da Vida apresenta, nesta terça-feira, 12 de outubro, a peça Guerrilha do Bom Humor. A apresentação será no zoológico, a partir das 10h30. A entrada é gratuita e a classificação é livre. O espetáculo Guerilha do Bom Humor é encenado no formato de um cortejo de saltimbancos: sem nenhum preparo ou necessidade de montagem, a trupe se apropria do espaço que lhe for dado e ganha a rua com palhaçadas, acrobacias e formações coreográficas rápidas, acompanhadas todo o tempo por música executada ao vivo – e que vão de cantigas infantis e folclóricas até material feito especificamente para a peça. Todas as apresentações do Guerrilha do Bom Humor fazem parte do projeto Brasília Marcas e Marcos, onde o grupo se apresenta em pontos emblemáticos do Distrito Federal, mesclando as linguagens do teatro, circo e música.
No mesmo dia, às 17h, o Shopping Pier 21 (SCES, Trecho 02 Lote 32) recebe a apresentação gratuita do grupo de teatro Mamulengos sem fronteiras, que irá compartilhar suas experiências com as crianças por meio de oficinas de mamulengo e teatro popular – mantendo assim, a tradição das brincadeiras populares. Classificação livre.
No sábado, 16 de outubro, o Espaço Cultural Bagagem (Quadra 40 loja 16, Setor Central, Gama) recebe o Grupo Teatral Roupa de Ensaio, que apresenta gratuitamente a peça As Aventuras de Dom Xicote, que conta a história de um cavaleiro andante que vaga pelo mundo afora em busca de verdade e justiça. O bom velhinho, chamado Dom Xicote Mula Manca, oferece toda sua valentia e nobreza para defender os pobres e oprimidos do reino em que vive. Recomendado para todas as idades.
Aproveitando para homenagear não só o Dia das Crianças, como também o Dia Mundial dos Animais, comemorado no dia 4 de outubro, o Brasília Shopping (SCN Qd 05 BL. A) e Riane Buson Cia. Teatral de Fantoches prepararam dois espetáculos para a garotada: Animais em perigo, nos dias 16 e 17 de outubro, conta a história de um grupo de animais que ao passear pela floresta, encontram desmatamento, queimadas e poluição dos rios. Com uma narrativa leve e cheia de músicas, os amiguinhos da natureza ensinam que a fauna e flora devem ser preservadas. Nos dias 30 e 31, a companhia volta para encenar Reciclar é o caminho. A peça é uma divertida viagem pelo fundo do mar, em que os animais mostram para os pequenos a importância de jogar lixo no lugar certo, de evitar o desperdício de água e de combater a poluição em rios, córregos e lagos. Todas as apresentações têm entrada franca, classificação indicativa livre e acontecem no teatro do shopping. Os ingressos podem ser retirados no balcão de informações a partir das 14h. Vagas limitadas.