Menu
Viva

Memórias de Pixinguinha no CCBB

Arquivo Geral

12/03/2012 8h20

A exposição inédita percorre a vida do grande compositor e instrumentista, contando um pouco da história da música brasileira com fotos, instrumentos musicais, objetos pessoais, imagens de época são exibidos ao som de antigas gravações que recuperam parcerias e composições históricas. De 13 de março a 6 de maio, no CCBB.
 

Mostra possibilitará o acesso a boa parte do acervo familiar do artista, revelando para as novas gerações a importância do artista para o cenário musical no Brasil. O maior compositor de choro de todos os tempos. O maior flautista que o Brasil já teve. O maior expoente da música brasileira, ao lado de Villa-Lobos. Estes e outros títulos costumam acompanhar o nome de Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha. Divulgação

 

A mostra reúne material colhido em diversas coleções públicas e particulares, como MIS – Museu da Imagem e do Som, Fundação Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional, Instituto Moreira Salles, Museu Villa-Lobos, Coleção G. Ermakoff e, especialmente do Instituto Moreira Salles, onde o acervo de Pixinguinha está depositado para recuperação e divulgação ao público. No CCBB a exposição estará dividida em 12 salas, dispostas de forma relativamente cronológica ocupando o Pavilhão de Vidro e a Galeria 2 do prédio brasiliense. Um imenso acervo à disposição do visitante, que além de aprender um pouco mais sobre a vida do grande mestre da música brasileira, vai tomar contato com períodos e acontecimentos pouco comentados da história do Brasil.

 

A exposição Pixinguinha é um projeto idealizado em parceria com o neto do artista, Marcelo Vianna, que disponibilizou todo o acervo familiar e o maestro Caio Cezar, também responsável pela direção musical da mostra.

 

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado