Menu
Viva

Melodias de Luiz

Arquivo Geral

19/11/2012 8h00

Camila Maxi

camila.maxi@jornal debrasilia.com.br


Após um tempinho longe de Brasília, o Negro Gato está de volta. Em show especial, Luiz Melodia encanta o público nesta quarta e quinta, no Teatro Nacional. O cantor se apresenta pelo projeto MPB Petrobras e sobe ao palco junto com o violonista Renato Piau. “Estou empolgado com a ideia de voltar à cidade para um show tão bacana como esse”, conta Melodia.

 

Ele está circulando o País com seu recente trabalho, Estação Melodia, onde o samba está emplacado com força total. “Sob lembranças da época em que meu pai cantarolava Noel Rosa, Cartola, Nelson Pereira entre outros nomes, aprendi a tocar nesse período. O disco é uma forma de homenagear esses belos sambas e rememorar um pouco esse tempo que foi tão bom”, revela.

 

Natural do Morro do Estácio, um dos principais redutos do samba carioca, Luiz despertou para a música ainda na adolescência, ao ver o pai violonista tocando. Tamanha afinidade com a sonoridade fez com que abandonasse a escola e formasse com amigos o grupo Instantâneos, onde iniciou suas composições.

 

A canção Pérola Negra tocou Gal Costa e a cantora a incluiu em um dos repertórios de seus shows, permitindo assim, o impulso inicial para que a carreira de Melodia engrenasse. “Essa música lembra minha vida e quem a gravou permitiu que eu me lançasse como artista. É uma canção que realmente me toca”, comenta. E completa: “Vale Quanto Pesa, Estácio Holly Estácio e Magrelinha são canções que me abriram as portas.” Vale ressaltar que estas estão inclusas no repertório do mestre.

 

Parceria


O violonista Renato Piau é parceiro de Luiz há um bom tempo. Em 1999, participou do disco Acústico de Melodia, gravado ao vivo no teatro Rival do Rio de Janeiro, ao lado do guitarrista Perinho Santana. “Ele é um músico talentoso, toca violão muito bem”, elogia.

 

Melodia deixa um recado aos fãs de Brasília: “Quero a casa cheia. Será um show marcante.”

 

A abertura fica por conta de Rodrigo Bezerra. O instrumentista se apresenta na companhia de Felipe Viegas ao piano. Juntos, dão um show recheado de improvisações jazzísticas, com canções autorais e releituras de nomes da MPB, como Milton Nascimento, Djavan, Tom Jobim, Filó Machado e Toninho Horta.

 

O projeto MPB Petrobras está presente em dez capitais do País, levando shows de grandes nomes da música a preços populares, promovendo a democratização da cultura e a formação de plateia para artistas locais e nacionais.

 

Serviço

MPB Petrobras apresenta Luiz Melodia – Quarta e quinta, às 21h. Na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro (ao lado da Rodoviária do Plano Piloto). Ingressos a R$ 20 (inteira). Informações: 3325-62339. Não recomendado para menores de 15 anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado