O artista plástico Toninho de Souza está realizando uma exposição em Sobradinho para apresentar uma retrospectiva dos 17 anos de criação do Melantucanarismo, estilo artístico criado e aperfeiçoado por ele próprio. Toninho é pioneiro no DF e possui uma carreira de mais de 40 anos de dedicação às artes. Pintor, escultor, gravurista e fotógrafo, o artista é reconhecido internacionalmente por seu estilo único e pelas reverências à fauna e flora nas criações. A exposição segue até o fim de janeiro e tem como objetivo divulgar as obras e a linguagem artística criada na cidade.
A arte melantucanarista é originada pela união dos elementos melancias, tucanos e araras, formando uma nova maneira de expressão artística. A mostra possui no acervo cerca de 40 obras de diferentes técnicas, sendo que algumas já foram premiadas em outras exposições.
Toninho admite que a falta recursos para o fomento da arte na capital atrapalha o surgimento de novos artistas e estilos. “Fazer arte no DF é muito difícil por falta de incentivos, e como sou um pioneiro tive que criar meu próprio estilo artístico abstraindo as imagens mais comuns da região”.
O artista relata que é muito satisfatório receber o reconhecimento do público brasiliense, principalmente pelo fato de algumas obras fazerem parte da história da cidade e dos moradores. “Em Sobradinho minhas obras estão espalhadas em diversas áreas, e com o passar do tempo acabaram sendo incorporadas à história local. É o caso da melancia pintada no ano de 88 em uma pedra, que posteriormente foi reconhecida como uma obra de arte. Quando foram construir no local onde a pedra estava, tiveram a consideração de remanejá-la para outro local, mas somente após a autorização do responsável pela área de cultura, que por coincidência ficava sob os meus cuidados”, lembra.
Detentor de diversos prêmios na área, Toninho de Souza possui obras expostas em acervos particulares nos Estados Unidos, Canadá, México, Japão, Chile, Espanha, Alemanha, Colômbia, Suíça, Bélgica, Itália, Argentina e França.
Melantucanarismo – Exposição do artista plástico Toninho de Souza, até o dia 28 de janeiro, na Galeria Vincent Van Gogh em Sobradinho (Quadra 8, Área Especial nº 5). Visitação de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Entrada franca e classificação livre.