Jornalista, dramaturgo, ensaísta e crítico literário, o peruano Mario Vargas Llosa é reconhecido como um dos mais importantes escritores da atualidade. No dia em que completa 80 anos, sua editora, Alfaguara, lança seu novo romance, Cinco Esquinas. Um presente para os fãs do vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, conhecido por obras como Tia Júlia e o Escrevinhador, A Guerra do Fim do Mundo e Pantaleão e as Visitadoras.
No novo livro, somente disponível em língua espanhola por enquanto, Vargas Llosa retorna à sua terra natal, o Peru, assim como em Conversa no Catedral ou A Cidade e os Cachorros, para mostrar como a imprensa do escândalo tem efeitos nefastos. O livro se passa no final da ditadura de Alberto Fujimori. Politicamente engajado, em 1990, o escritor candidatou-se à Presidência do Peru, perdendo a eleição para Fujimori.
Crítico voraz dos regimes ditatoriais e do populismo demagógico, o autor, que é um dos principais expoentes do chamado realismo mágico, ao lado do colombiano Gabriel García Márquez e do argentino Julio Cortázar, é defensor da democracia e da liberdade, e um exímio observador da história latino-americana recente.
Vargas Llosa, que atualmente vive em Nova York, onde leciona na Universidade de Princeton, virá ao Brasil para a abertura do ciclo de debates Fronteiras do Pensamento, que acontece em maio, em São Paulo.
Carreira premiada
Vargas Llosa fez sua estreia na literatura, em 1962, com Batismo de Fogo, um romance com ambientação numa escola militar rígida e cruel. A obra fez sucesso ao denunciar a realidade política do Peru, que vivia uma ditadura.
Lançado em 2006, Travessuras da Menina Má é seu livro mais conhecido pelas novas gerações. Com tons autobiográficos, conta a história de uma paixão arrebatadora e traça um panorama das transformações sociais e políticas ocorridas na Europa e na América Latina ao longo de quatro décadas.
Além do Nobel, em 2010, o autor acumula o Prêmio Nacional de Novela do Peru (1967), o Príncipe das Astúrias de Letras (1986) e o Premio Cervantes (1994), esses dois últimos na Espanha.