O manuscrito de “O jardim dos caminhos que se bifurcam”, o primeiro trabalho do autor argentino Jorge Luis Borges que foi traduzido para o inglês, será leiloado em Nova York no dia 23 de junho empresa de leilões Bloomsbury Auctions.
“É o manuscrito de Borges (1899-1986) mais importante levado a leilão”, detalhou em comunicado a casa, que estima seu valor entre US$ 200 mil e US$ 300 mil.
“O jardim dos caminhos que se bifurcam”, publicado pela primeira vez em 1941, foi celebrado pelo escritor Adolfo Bioy Casares (1914-1999), amigo íntimo de Borges, como uma revelação “das possibilidades literárias da metafísica”.
O conto, que Borges qualificou de “policial”, deu título também a uma coleção de textos que, posteriormente, foi recolhida em sua totalidade no volume “Ficções” (1944).
“Este manuscrito é um dos melhores exemplos do trabalho do autor e um marco da literatura universal”, afirmou a casa de leilões.
Além disso, a empresa assinalou que este conto introduziu o conceito de “hipertexto” para se referir a textos a partir dos quais se pode acessar outra informação, “uma noção chave para o pensamento moderno e uma base intelectual para internet”.
Além deste importante manuscrito, a casa oferecerá uma primeira edição assinada por Borges do ensaio que realizou sobre o poeta Evaristo Carriego, assim como as folhas nas quais o autor anotou correções e mudanças incluídas em edições posteriores.
Jorge Luis Borges, que ficou cego aos 55 anos, foi durante quase 30 anos candidato ao prêmio Nobel de Literatura, mas morreu aos 86 anos sem recebê-lo.