Comunicamos a toda população do Distrito Federal, em especial à população de Ceilândia, que foi definido nesta terça-feira (02), durante reunião com representantes do Governo do Distrito Federal, que a edição deste ano do MAIOR SÃO JOÃO DO CERRADO, ocorrerá na antigo local, mais conhecido como Ceilambódromo. A medida, em utilizar novamente a área do Ceilambódromo nesta edição, se deu devido à falta de tempo hábil para adequar a área próxima ao estádio Abadião para receber a estrutura cenográfica de 62 mil metros para a maior festa da capital federal nos dias 07 a 11 de agosto.
Vale destacar que a medida do GDF não interferirá na obra da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h no local, iniciada em janeiro deste ano e também não prejudicará a realização do evento. Além disso, os organizadores do Maior São João do Cerrado estão pleiteando às autoridades locais, sobretudo ao Governador Agnelo Queiroz, a destinação de área definitiva para a realização da festa que também será utilizada para criação de um Polo de Cultura Popular na Região Administrativa de Ceilândia (FORROBODROMO).
De acordo com os organizadores, a criação do Forrobódromo, à exemplos de Campina Grande/PB e Caruaru/PE, possibilitará a manutenção de algumas estruturas definitivas do Maior São João do Cerrado, gerando uma significativa redução de custos de montagem e desmontagem, além de proporcionar um conjunto de atividades culturais permanentes ao longo do ano, beneficiando diretamente moradores da cidade e de todo o Distrito Federal.
Para a idealizadora do Maior São João do Cerrado, Edilane Oliveira, com a destinação de uma área definitiva, os moradores teriam acesso a apresentações artísticas gratuitas na cidade mais nordestina do DF e ainda seriam reduzidos os custos para a realização da festa. “A montagem e desmontagem das estruturas duram em média 60 dias e com uma área definitiva economizaríamos cerca de 350 mil reais. Além disso, Ceilândia merece um espaço que valorize sua cultura e gere novas oportunidades de emprego e renda para seus moradores”, destaca Edilane.
Polo de Cultura Popular da Ceilândia – “FORROBODROMO”
Além da utilização da área para o Maior São João do Cerrado, o polo poderá ser destinado à realização de outros eventos na cidade, bem como poderá acomodar circos itinerantes e parques de diversão, que hoje não dispõem de local adequado e funcionam em condições precárias, com visíveis problemas para a segurança do público.
O investimento inicial para a construção do “Forrodódromo” seria compensado no prazo médio de três anos com a economia gerada para montagem e desmontagem das edições subsequentes do Maior São João do Cerrado. A festa contrata todos os anos diretamente cerca de 600 pessoas, gera mais de 1.500 empregos indiretos e mobiliza mais de 2000 integrantes de grupos artísticos.
Maior São João do Cerrado 2013
A edição deste ano espera receber 150 mil pessoas por dia, nos cinco dias de festa, e ainda superar a marca da edição de 2012 que recebeu cerca de 15 mil visitantes de outros Estados. Esperada pelos brasilienses, a festa oferece mais de 100 atrações gratuitas nos vários espaços disponíveis da estrutura de 62 mil metros quadrados, que será montada na antiga área do Ceilambódromo.
Além dos shows de artistas nacionais e locais, o público poderá visitar a Vila Borborema, uma réplica das vilas do interior do país com suas casas coloridas, mergulhar na nostalgia passeando pelo Sítio Seu João, dançar à vontade nas ilhas de forró e conhecer muita cultura popular no coreto, no Museu Mestre Vitalino, na Praça do Mamulengo e muito mais. No palco principal, já confirmadas as participações de Aviões do Forró, Banda Calypso (que realizará neste show a gravação de seu novo DVD), Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldinho Lins, Amazan e Garota Safada, além do ator Jackson Antunes, dentre outros.
O projeto é realizado com patrocínio (Petrobras, Sky, Casas Bahia, LG, Óticas Diniz) e com co-realização do Governo do Distrito Federal, através da Secretaria de Estado de Cultura e da Administração Regional de Ceilândia.
A sétima edição está prevista para ocorrer nos dias 07 a 11 de agosto deste ano, na Área Especial D, Ceilândia Norte (antigo Ceilambódromo).