O maestro e pianista João Carlos Martins está em Brasília para uma palestra intitulada Em 2011 Seja o Maestro da Sua Vida – Superação de Limites. Ao final da palestra ele executa obras de Bach e Tom Jobim ao piano. Reconhecidamente um dos maiores intérpretes de Bach, o regente da Orquestra Bachiana Filarmônica também recebe reconhecimento por sua história de superação.
Dono de um conhecimento musical ímpar, o maestro começou a estudar piano com oito anos de idade. Por influência de seu pai, que o inscreveu em um concurso de intérpretes de Bach, Martins criou uma afinidade tão grande com as obras do compositor alemão que se tornou um ícone bachiano, chegando a tocar em várias orquestras internacionais, como English Chamber Orchestra e Bachiana Chamber Orchestra.
Obstinado e extremante dedicado à música, ainda com 11 anos de idade ele se dividia entre os estudos primários e às seis horas diárias de piano. Durante um jogo de futebol, sofreu um acidente e rompeu os ligamentos do braço. Recuperado após várias idas ao fisioterapeuta, Martins começou a sofrer com a LER (lesão por esforço repetitivo), o que o fez desistir da carreira de músico.
Para se afastar definitivamente da carreira de músico, João Carlos Martins tornou-se treinador de boxe, mas não por muito tempo, pois a música era mais forte que ele. Mesmo sem poder executar muitos movimentos com as mãos, ele se aproveitou dos seus poucos dedos que ainda funcionavam perfeitamente para continuar tocando.
Durante um sonho, o falecido regente Eleazar de Carvalho disse a ele que deveria tornar-se um maestro. Desta forma, Martins deu continuidade ao seu trabalho como músico. Mas as dores continuaram, chegando ao ponto dele não conseguir segurar a batuta e nem ao menos mudar as páginas das partituras. Mesmo assim, com sua persistência, ele decorou cada nota das partituras, superando seus limites físicos e assim, demonstrou ainda mais seu amor à música.
Na palestra, o maestro falará de sua trajetória de vida e como superou os vários desafios em sua carreira. Também serão abordados os temas: resistência, foco no resultado, trabalho em equipe e adversidades.
Palestra – Em 2011 Seja o Maestro da Sua Vida – Superação de Limites – Hoje, às 19h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental). Ingressos: R$ 330 (inteira). Informações: 3272-1027. Classificação livre.