Menu
Viva

Lula, o Filho do Brasil representará Brasil no Oscar 2011

Arquivo Geral

23/09/2010 12h59

Segundo anúncio feito na Cinemateca Brasileira nesta quinta-feira (23) pelo cineasta Roberto Faria, em São Paulo (SP), Lula, o Filho do Brasil, de Fábio Barreto, será o representante brasileiro por uma vaga na categoria melhor
filme em língua estrangeira no 83º Oscar, promovido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, em escolha foi feita por unanimidade. O filme vai concorrer com produções de mais de 95 países à indicação final. Os cinco filmes selecionados serão anunciados em 25 de janeiro e a cerimônia de premiação será realizada no dia 27 de fevereiro de 2011.

 

Lula, o Filho do Brasil foi escolhido de uma lista de 23 inscritos formada por A Suprema Felicidade, Antes que o mundo acabe, As Melhores Coisas do Mundo, Bróder, Carregadoras de Sonhos, Cabeça a Prêmio, 5x Favela – Agora Por Nós Mesmos, Chico Xavier, É Proibido Fumar, Em Teu Nome, Hotel Atlântico, Nosso Lar, O Bem Amado, O Grão, Olhos Azuis, Os Inquilinos, Os Famosos e os Duendes da Morte, Ouro Negro, Quincas Berro D’Água, Reflexões de um Liquidificador, Sonhos Roubados e Utopia e Barbárie.

 

Este ano, com a ampliação da Comissão de Seleção, o Ministério da Cultura não foi a única instituição a indicar o concorrente brasileiro. O grupo foi composto por membros indicados pelo Gabinete do Ministério da Cultura (MinC), pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), pela Agência Nacional de Cinema do Brasil (Ancine) e representantes da Academia Brasileira de Cinema (CBC). Cássio Starling Carlos, Clélia Bessa, Elisa Tolomelli, Frederico Hermann Barbosa Maia, Jean Claude Bernardet, Leon Cakoff, Márcia Lellis de Souza Amaral, Mariza Leão Salles de Rezende e Roberto Farias foram os componentes da banca.

 

Porém, de acordo com os internautas brasileiros, o filme que deveria sido selecionado é Nosso Lar. O público manifestou sua opinião por meio de uma enquete que ficou disponível no site do Ministério da Cultura entre os dias 8 e 20 de setembro, e Nosso Lar recebeu aproximadamente 89 mil votos entre cerca de 130 mil – o equivalente a 70% da votação. De acordo com o ministério, o objetivo desta enquete foi mais do que auxiliar a Comissão de Seleção, mas também estimular as pessoas a assistirem a produção nacional de cinema, apontando seus filmes favoritos.

 

Leia o comentário sobre a decisão no blog Clica em Cinema: http://clicabrasilia.com.br/site/blogs/clicaemcinema/

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado