Uma organização civil americana iniciou nesta quarta-feira uma campanha para salvar o tradicional cartaz de “Hollywood” em Los Angeles, que poderia desaparecer se forem aprovados os planos de um grupo de investidores que deseja construir imóveis no terreno.
Segundo um porta-voz da associação, chamada The Trust for Public Land, o objetivo da campanha é reunir os US$ 3 milhões necessários para completar os US$ 12,5 milhões para a aquisição dos terrenos, que foram adquiridos por um consórcio de investidores que deseja construir imóveis de luxo nas encostas da colina onde está o famoso cartaz.
Segundo a imprensa de Los Angeles, o consórcio aceitou um pagamento de US$ 12,5 milhões, desde que o pagamento seja feito antes do próximo dia 14. Um membro da associação indicou que até agora foram arrecadados US$ 9,5 milhões.
Quatro milhões correspondem a fundos públicos e o resto foi fornecido por empresas de cinema e televisão e artistas, incluindo o diretor Steven Spielberg e o ator Tom Hanks.
O cartaz, cujas letras têm uma altura de aproximadamente 13 metros, é um dos grandes pontos de atração turística de Los Angeles, e é considerado um símbolo da indústria cinematográfica dos Estados Unidos.
Criado como cartaz de publicidade imobiliária em 1923, é propriedade da cidade.