Para muitos, como os estudantes, o verão é tempo de descanso. Nas praias e baladas, o clima é de agito, e todos são embalados por uma seleção de músicas que são repetidas à exaustão. Por isso, todo ano, especula-se nessa época quais artistas serão os donos do hit do verão. Se, em 2012, os nomes foram Michel Teló e Munhoz & Mariano, em 2013, músicos do sertanejo universitário seguem em alta. Mas, à frente deles, uma surpresa: Roberto Carlos.
“O número de pessoas ligando para pedir Esse Cara Sou Eu é quatro vezes maior do que o da segunda colocada do dia, que varia bastante”, revela Leonardo Rebelo, da Nativa FM.
Depois do Rei, Luan Santana, Gusttavo Lima e Jorge & Mateus disputam o coração dos ouvintes. “As pessoas já estão ligando e pedindo as mesmas músicas. Dá para ver um padrão do que elas gostam”, conta Rebelo. E 2013 será mais um bom ano para o sertanejo universitário e suas misturas com outros ritmos.
Mais funk
No decorrer do ano, o funk melódico foi ganhando espaço nas rádios brasileiras. Até Roberto Carlos se arriscou no ritmo em Furdúncio.
Para 2013, o produtor musical Arnaldo Saccomani aposta na batida. “Eu acho que vai crescer muito, vai ser a onda. Já tomou conta da periferia e está chegando ao resto da cidade”, afirma.
Entre as canções mais pedidas nas rádios estão as de MC Bola, Ela É Top, e a de MC Naldo, Exagerado.
DJ Batata, apresentador do programa Pancadão da Trans, da rádio Transcontinental FM, faz suas apostas de sucesso para 2013: “O MC Mingau, com Pirulito, a MC Britney, com Seu Nome É Recalcada, e o Bonde das Maravilhas, com Eu Adoro, Eu Me Amarro”.
Para MC Bola e MC Sapão, fugir do funk proibidão – que fala sobre sexo, tráfico e violência – ajudou para que o ritmo caísse no gosto da população. “Antes, achavam que o gênero estava, obrigatoriamente, ligado a mensagens de violência, de sexo e de drogas”, diz Sapão.
Fórmula de sucesso
É difícil garantir que exista uma fórmula para o sucesso. No entanto, alguns elementos estão presentes na maioria das músicas que são consideradas hits do verão.
Para Leonardo Rebelo, três elementos garantem um sucesso das rádios, independente do estilo. “O refrão precisa ser bem chiclete, aquela coisa pegajosa. Ter letra fácil de decorar e melodia animada também ajuda, assim toca nas baladas”, ensina.