WALTER PORTO
Tanto o preço médio dos livros quanto o faturamento do mercado editorial como um todo subiram no ano passado, segundo pesquisa da Nielsen divulgada com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros nesta segunda (23).
O setor faturou 8,3% a mais no ano passado que em 2021, que j· havia sido um ano de crescimento expressivo na venda das editoras ao público, com um salto de 29% sobre o primeiro ano da pandemia. Como vinham prevendo os profissionais do mercado, foi um ano de consolidaÁ„o do setor em um patamar mais alto de operação.
Vale pontuar que, quando se considera na conta a venda dos livros didáticos para o governo, que despencaram no ano passado, o cenário do setor como um todo foi de leve retração.
A quantidade de livros vendidos no ano passado tambÈm foi superior, com 58,6 milh?es de exemplares comercializados contra 56,9 milh?es em 2021.
O salto mais acentuado no faturamento tem a ver com o crescimento do preÁo mÈdio pelo qual cada livro È vendido. O valor subiu 5,2%, chegando a R$ 43,42, confirmando um aumento que j· era sensÌvel pelo p?blico leitor.
As editoras tiveram que lidar com um forte aumento no preÁo do papel por causa de fatores como a Guerra da Ucr‚nia, que desestabilizou o mercado de commodities a partir de marÁo. Isso levou ao aumento dos preÁos de capa e a uma reorganizaÁ„o dos lanÁamentos por parte das editoras.
Os descontos médios se mantiveram estáveis de um ano para o outro, mas a variedade de livros vendidos diminuiu 5% -ou seja, as editoras venderam mais exemplares, mas menos títulos diferentes.