Depois de dez anos levando filosofia, humor e provocação aos muros e jornais da Capital Federal, o artista urbano Pedro Sangeon materializa no papel o universo do personagem que marcou sua trajetória: o Gurulino. O livro “Tranquilo, mas agiliza”, compilação das tirinhas que narram a relação improvável entre Lino e Guru, será lançado nessa quarta-feira, 26, na Casa Jasmim, das 19h às 22h, com noite de autógrafos, rodas de conversa, comidinhas e música. A entrada é gratuita.
A publicação inaugura uma possível trilogia que reúne a produção de uma década, período em que Sangeon circulou entre o jornalismo, a arte urbana e a construção de uma estética própria, reconhecida no DF e fora dele. Seus murais e grafites já apareceram em cidades como Brasília, Nova York, São Paulo, Rio de Janeiro, Barcelona e Paris, sempre dialogando com a rua e com o olhar do transeunte.

Um universo que nasceu “do absoluto nada”
O livro marca o início narrativo da saga, no momento em que o Guru “surgiu do absoluto nada para guiar (ou confundir)” o protagonista Lino. Com humor leve, introspectivo e permeado de “firulas místicas”, a obra funciona tanto como leitura contínua quanto como consulta cotidiana.
“É um resumo do que fui desenhando para o jornal e para as redes sociais nos últimos anos”, afirma Sangeon. Ele destaca que o título também pode ser usado como leitura meditativa: “Pode servir como um livro de consulta, abrindo aleatoriamente em uma página uma vez por dia e guardando pra si a mensagem que exista ali. O desejo é que a experiência de parar e refletir de forma despretensiosa seja estimulada.”
Para o artista, parte da força do Gurulino vem da possibilidade de abordar o místico por outra chave, menos distante e mais bem-humorada. “Na prática, eu vi que o místico possui em si um aspecto cômico pouco explorado. Trazer o humor intrínseco que existe no místico é uma forma de diminuir a distância das pessoas com o seu próprio íntimo místico e religioso, sem intermédio de religiosos, profetas ou gurus.”

Uma década de criação e reconhecimento
Com passagem por instituições como Unesco, Caixa Cultural, Sony Pictures e ONU, Sangeon também soma premiações, incluindo a Medalha de Mérito Cultural Seu Teodoro (2023), concedida pela Secretaria de Cultura do DF.
O artista relembra a formação que o aproximou da arte de rua. “Foi na faculdade de artes que aprendi sobre as inúmeras ferramentas para expressar uma ideia e libertar minha mente daquilo que entendia como beleza. Meu caminho para desenhar no muro foi no entendimento da arte sendo deslocada desse espaço reservado à sensibilidade para o caos que é a cidade.”
“Estou extremamente feliz com esse momento. Acredito que cada projeto acontece na hora certa e é agora que deu certo publicar, graças ao carinho e esforço de pessoas como a Nambir Kaur, que foi fundamental para que isso esteja se materializando.”
Democratização do acesso à cultura do DF
Com 190 páginas, “Tranquilo, mas agiliza” chega ao público por meio de recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, em projeto gerido pela Casa Jasmim, responsável pela iniciativa desde sua concepção.
Como ação de democratização do acesso, 400 exemplares serão doados a instituições públicas. Desse total, 300 livros chegarão aos adolescentes e jovens da Unidade de Internação do Recanto das Emas, em encontro especial no dia 3 de dezembro, enquanto 100 exemplares integrarão o acervo de Bibliotecas Públicas do DF.
Serviço
Lançamento do Livro 1 do Gurulino – “Tranquilo, mas agiliza”
Quando: 26/11. Quarta-feira, das 19h às 22h
Onde: Casa Jasmim – SHCGN 716, Bloco P, casa 30 – Asa Norte
Para comprar online o livro, vá para o site