Menu
Literatura

Livro celebra 200 anos de relações Brasil-Santa Sé em lançamento em Roma

Organizado pelo cardeal Orani Tempesta, a obra será lançada nesta sexta-feira após missa na Basílica de Santa Maria Maggiore.

Murilo Adjuto

22/01/2026 10h33

livro 200 anos

Foto: Arquidiocese do Rio de Janeiro/Divulgação

O livro ‘De Leão a Leão – 200 anos Brasil-Santa Sé’, organizado pelo cardeal Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, será lançado nesta sexta-feira (23) em Roma, na Itália. O evento ocorrerá na residência oficial do embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Éverton Vieira Vargas, após uma Missa Solene em Ação de Graças pelo Bicentenário das Relações Diplomáticas entre Brasil e Santa Sé, celebrada na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore.

A obra comemora os 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé, iniciadas em 23 de janeiro de 1826 e que se estendem até 2026. A Santa Sé, sede governamental da Igreja Católica no Vaticano, é distinta da Cidade do Vaticano, que serve como território físico para garantir sua independência, com o papa à frente de ambos.

O livro oferece uma imersão histórica e visual nos dois séculos de diálogo institucional entre o Estado brasileiro e a Igreja Católica, destacando a evolução das relações bilaterais. Com prefácio do cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé, a publicação apresenta uma cronologia fotográfica baseada em pesquisa histórica rigorosa, auxiliada por imagens e textos que ilustram a continuidade e a importância dessas relações.

Editado pelo Instituto Redemptor, o volume é bilíngue, em português e italiano. No Brasil, a celebração inclui uma iluminação especial no monumento do Cristo Redentor, no Morro do Corcovado, Rio de Janeiro, às 20h (horário de Brasília), marcando a data commemorativa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado