A comunidade de Ceilândia será palco de uma verdadeira celebração da literatura, da arte e da inclusão. No dia 24 de setembro, a 11ª edição da Mostra de Literatura encerra sua programação com uma grande festa do livro, no Centro de Ensino Fundamental nº 4 (CEF 4), reunindo escritores, artistas e o público em atividades gratuitas e acessíveis.
Com uma proposta que vai além da leitura tradicional, o evento contará com intervenções artísticas, música, palhaçaria e rodas de conversa. A intérprete Célia Rabelo abre a programação ao lado dos estudantes do CEF 4, interpretando poesias em forma de canção. Na sequência, escritores convidados conversam com os alunos sobre literatura e direitos humanos, fortalecendo o diálogo entre educação, cultura e cidadania.
Um dos destaques da programação é a participação do escritor Antônio Leitão, convidado especial da Mostra. Deficiente visual, Leitão compartilha sua trajetória e vivências marcadas pelo preconceito e pela luta por acessibilidade, destacando os desafios enfrentados por pessoas com deficiência no universo dos livros.

O evento segue com uma animada dinâmica de palhaçaria, conduzida por Kekeu Aragão, Rebeca Torquato e Zé Maurício, promovendo interação e leveza. Já a multiartista Luciana Dias conduz o público em uma envolvente sessão de contação de histórias.
Toda a programação foi pensada com foco na inclusão e acessibilidade, contando com audiodescrição (realizada por Andrey do Amaral) e intérpretes de Libras da equipe de Raquel Melo, garantindo a participação plena de todos os presentes.
A Mostra de Literatura vai além da promoção cultural: o projeto também arrecada e distribui cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social, alinhando suas ações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os de número 1 (Erradicação da Pobreza), 2 (Fome Zero), 4 (Educação de Qualidade) e 10 (Redução das Desigualdades).

A Mostra é o único projeto literário do DF certificado pelo Instituto Selo Social, por sua atuação direta e efetiva no cumprimento dos ODS. O CEF 4, local do evento, é uma escola com alunos com diferentes deficiências, e a curadoria da Mostra valoriza artistas cuja atuação é também um exercício de ativismo social, inclusão e transformação.
As atividades e os artistas participantes estão sujeitos a alterações sem aviso prévio. Para mais informações, acompanhe o projeto no Instagram @mostradeliteraturadf.
11º Mostra de Literatura
Onde: CEF 4, EQNP 21/23, Ceilândia-DF
Quando: 24/09/2025, quarta-feira, a partir de 9h
Gratuito