São 300 páginas com relatos fortes que revivem o período da ditadura, da resistência, das lutas e mortes do povo da Prelazia de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso. A sexta obra da jornalista e escritora paulista Arcelina Helena, Memória e Libertação – Caminhos do Povo e os Murais da Prelazia de São Félix do Araguaia, teve como enfoque esse turbulento período. O livro, que já está nas principais livrarias do País, será lançado em Brasília hoje, às 19h, no restaurante Carpe Diem (104 Sul).
A Prelazia é uma região formada por Igrejas Católicas que resistiram e lutaram junto à humilde população da região nas décadas conturbadas de 1960 e 1970.
Arcelina tem uma forte relação com a capital federal. Ela passou 21 anos na cidade, deu aula na Comunicação Social da UnB e já trabalhou no Jornal de Brasília.
Cidadezinha
Atualmente, ela se refugia na Cidade de Goiás. O livro, como ela explica, tem como foco principal a história do bispo Pedro Casaldáliga, um grande líder da resistência que foi ameaçado várias vezes de morte no período da ditadura militar. “Quando os militares chegaram no Araguaia, eles viram um pequeno povoado e resolveram doar as terras. Não viram e nem pensaram nos poucos habitantes que ali viviam. O bispo foi um homem que lutou por aquelas terras e por seu povo”, explica.
Para adentrar ainda mais nessas histórias e memórias, a autora passou 90 dias na região. No livro, ela também destaca as pinturas e traços do ilustrador espanhol Maximino Cerezo Barredo.