
Izabella Peregrino
“Eu estava no ar quando o Renato morreu. Dei a notícia ao vivo e quando as músicas entraram uma lágrima escorreu pelo meu rosto. O fã se misturou com o profissional”, relata Marcos Pinheiro jornalista e diretor da rádio Cultura FM. Admirador assumido do cantor do Legião Urbana, Pinheiro preparou uma programação especial para este sábado. Por duas horas o programa Legião Eterna volta ao ar com depoimentos de artistas, amigos e parentes de Renato Russo.
Cássia Eller (1962-2001) é uma das entrevistadas do programa, ao lado de Maria do Carmo, mãe do cantor. “Eu o conheci pessoalmente, mas nunca fora do ambiente profissional, esse programa dá a oportunidade do público conhecer o outro lado do Renato, o lado Manfredini Júnior”, avalia Marcos Pinheiro. A saudade daquele tempo também será atacada pelas duas horas de programação com as músicas de Legião Urbana. “O Renato sabia falar de relacionamentos, amores e desilusões de uma maneira lírica. Suas letras traziam histórias fantásticas como Eduardo e Mônica e Faroeste Caboclo”, pontifica.
E esta última música (a que conta a história de um tal João de Santo Cristo que sai da Bahia para tentar sua vida na capital) virou argumento para um filme que começa a ser rodado ainda este ano. O longa Faroeste Caboclo tem a direção de Rene Sampaio, cineasta do Planalto Central. O único contra-ponto desta história é que Brasília não servirá como sede para as filmagens. conforme explicou Bianca de Felippes, produtora do longa, a capital não ofereceu nenhum apoio ao projeto. “É uma vergonha para a cidade isso. A banda era de Brasília, a história se passa em Brasília e o diretor também é da cidade. Vamos rodar o filme em Paulínea (SP) e apenas as externas na capital”, reclama.
As homenagens não param por aí, entretanto. Além do filme, da programação especial da rádio, a EMI, gravadora que acompanhou Renato do início ao fim de sua trajetória musical, lança o disco Duetos. Canções remixadas e resgatadas de fitas cassetes apresentam parcerias entre Renato Russo e Hebert Vianna, Marisa Monte, Leila Pinheiro, Dorival Caymmi, Zélia Duncan e até Fernanda Takai, do Pato Fu.
A rádio Transamérica e o canal de música MTV também fazem seus tributos, com programação diferente. Serginho Groisman une o guitarrista Dado Villa Lobos e o baterista Marcelo Bonfá, ambos do Legião Urbana para uma homenagem ao cantor Renato Russo. Quando ele morreu, os integrantes do grupo deram fim a parceria que durava desde os anos 80. Na época eles disseram que não existe Legião Urbana sem Renato, ou Dado, ou Bonfá. Esta será a primeira vez que eles se apresentam juntos desde 1996.