
Da Redação
cultura@jornaldebrasilia.com.br
As principais festas para comemorar a chegada de 2012 são no sábado(31), mas isso não quer dizer que os brasilienses terão que esperar o fim de semana para celebrar a virada do ano. Hoje (29) e amanhã (30) a cidade recebe uma série de shows gratuitos de pré-réveillon.
Jorge Aragão e Geraldo Azevedo foram convidados para participar do Revéillon Sem Droga, atração do Hip Hop Contra o Crack, projeto que acredita no poder da música no combate ao uso da droga. E mesmo sendo conhecidos por músicas de outros gêneros, eles farão apresentações com hip hoppers na Praça Central da Feira de Artesanato da Torre de Televisão, a partir das 18h30.
“O Geraldo Azevedo é bem ligado à cultura nordestina e ao repente, que é conhecido pela interpretação da poesia cantada. A gente quer mostrar que o hip hop não é uma cultura isolada e está relacionada com outros gêneros. Pode não ser semelhante na musicalidade, mas são movimentos que se formaram na periferia“, explica o produtor do evento, Helder Cunha.
O sambista Jorge Aragão divide o palco hoje com artistas do hip hop brasiliense, como Dexter, Filosofia Negra, Guind’Art 121 e Jamaika. Amanhã é a vez de Geraldo Azevedo. Ele vai se apresentar com os grupos Cirurgia Moral, Viela 17, Tropa de Elite e Voz sem Medo.
A consciência social do Revéillon Sem Droga terá o apoio dos artistas. “Todos os participantes dos shows vão dar um recado, uma mensagem sobre o crack. Vão falar que a droga é uma ilusão, um caminho sem volta”, comenta o produtor sobre as mensagens positivas que serão divulgadas no palco.
Para dançar
Outra opção para se divertir de graça é o pré-réveillon da Aruc (Área Especial número 8, Cruzeiro Velho). Também em homenagem às festividades de final de ano, a iniciativa é do Governo do Distrito Federal, Secretaria de Cultura, Secretaria de Juventude e a Administração Regional do Cruzeiro. Hoje, a partir das 20h, o som fica por conta do Grupo Fundo de Quintal, Gabriel Lener, A Família, Fora de Mídia, DJ Hércules e da Banda Obsessão.
Amanhã (30), no mesmo horário, quem anima os palcos é Sérgio Reis, The Fingers, Dexter, Ndee Naldinho, Henry e Cauâ e Lucas e Daniel.