Desde a primeira edição de Dom Quixote de La Mancha – do espanhol Miguel de Cervantes Y Saavedra, publicado em 1605 –, muita coisa mudou. Contudo, os conflitos humanos ainda têm as mesmas raízes que inspiraram o protagonista da obra, o pequeno fidalgo castelhano, a traçar uma rota de fuga da realidade para vivenciar, ainda que em suas fantasias, as aventuras de um cavaleiro andante na companhia do fiel amigo Sancho Pança.
Extremamente subjetivo, Dom Quixote apresenta um conflito em comum com o homem pós-moderno na medida em que ambos travam um confronto entre o mundo racionalmente organizado e o ordenado por si mesmo, pelo qual é desejado e imaginado.
“Dentro da leitura do psicodrama, existe uma tendência do home pós-moderno em conservar a cultura em detrimento dos anseios pessoais. E Dom Quixote conseguiu se libertar dessas amarras de uma forma extremamente simples, recorrendo apenas à criatividade”, contextualiza o psicólogo Arthur Henrique Pereira.
Em seu novo livro, o (Psico)Drama do ser humano quixotesco (Editora Juruá), esses dois sujeitos – o personagem pós-moderno e o fictício – convivem em pleno palco social, onde o conflito surge, transpondo do plano da vida real para o psicodramático.
O livro será lançado nesta segunda-feira (1º de julho), a partir das 19h, na Café do Chef Cafeteria, na 108 Norte. Na oportunidade, o autor relançará a obra O Psicodrama e o Imaginário Contemporâneo (Editora Juruá). Publicado pela em 2011, o título também propõe um resgate da criatividade como forma de vivenciar os desejos pessoais.
O AUTOR
Arthur Henrique Pereira é doutorando e mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília, além de especialista em Gestão de Pessoas e Marketing, com formação em coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Membro fundador da Academia Unaiense de Letras e das Artes (cadeira 21) e membro da Academia de Letras do Noroeste de Minas (cadeira 3), é autor de outras duas obras: Homo Mundus Minor (2004) e Opus Homo (2010), ambos publicados pela Editora Juruá. Atualmente, exerce a função de professor do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
CAFÉ DO CHEF CAFETERIA
Inaugurada em julho do ano passado, a loja do Café do Chef é mais que um ponto de vendas dos produtos da marca, que conta com sete rótulos premiados e certificados pela ABIC. A casa é também um espaço para degustação da bebida elaborada com os grãos especiais, drinques com café, chocolates, chás orgânicos e importados, além de algumas opções de cervejas especiais e vinhos.
A carta de cafés – especiais, gelados, com leite e em drinques –, além das bebidas com chocolate, é assinada pelo barista Sérgio Nóbrega Kumon. Para acompanhar, pão de queijo, croissant e opções de sanduíches, wraps, saladas, waffles, cuscuz, petiscos, sopas, tortas, doces, entre outros.
AMBIENTE
A Café do Chef tem capacidade para atender 86 pessoas, em três ambientes: interno (14 lugares), varanda coberta (32 lugares) e terraço voltado para o jardim (40 lugares). A loja também conta com rede Wi-Fi para clientes.
NOITE DE AUTÓGRAFOS
Lançamento do livro (Psico)Drama do ser humano quixotesco (Editora Juruá; 89 páginas; R$ 25,00) e relançamento do título O Psicodrama e o Imaginário Contemporâneo (Editora Juruá; 113 páginas; R$ 30,00).
Local: Café do Chef (CLN 108, Bloco A, Loja 20; 61 3222-0021).
Horário: a partir das 19h.