Da Redação
cultura@jornaldebrasilia.com.br

Cinco, quatro, três, dois, um. Acabou! A temporada 2011 do Jogo de Cena se despede hoje, às 20h, recordando seus melhores momentos no teatro da Caixa Cultural Brasília. Para celebrar o encerramento, o público poderá conferir algumas das atrações que arrancaram risadas e emocionaram a plateia. À frente do palco, os eternos Welder Rodrigues e Ricardo Pipo, da Companhia de Comédia Os Melhores do Mundo.
Participam do encerramento, Laugi, com trecho de show Nosso Jeito; o comediante Marcus Davi apresenta performances de mímica, Killer Fly; o grupo Rota Brasil mostra a coreografia dança de rua, Futuro, de Rafael Pulga. Haverá, ainda, projeção do filme Ratão, de Santiago Dellape (melhor filme pelo Júri Popular, no 38º Festival de Cinema Gramado/2010); e o grupo de formação da Anti Status Quo Cia de Dança trará a coreografia Suicide seu Facebook, de Luciana Lara.
Além disso, haverá show de indie e folk rock com a banda The Neves. O grupo Os EnQuadrados apresenta trecho do espetáculo, Quem vai Ficar com Bráulio, direção de Tiago Aquino; e o artista plástico Taigo Meireles pintará um quadro durante o programa.
O Jogo de Cena é um evento mensal genuinamente brasiliense, que segue o modelo de programa de auditório e tem como objetivo divulgar a arte produzida em Brasília. Trata-se de um espaço vitrine, que existe desde 1985. Dividido em quadros, é aberto à apresentação dos mais diversos estilos artísticos, fazendo com que cada uma de suas edições seja única. O roteiro é a partir das inscrições colhidas para os quadros e por meio de convite.
As apresentações têm participação do público, que experimentam ser artista por uma noite ou de participar das brincadeiras para receber prêmios. Cada edição do programa, que dura duas horas, é formada por sete quadros.
A abertura será com uma performance de mímica de Marcos Davi. No trecho, ele é panfleteiro, animador de festa e rala nos bastidores dos teatros, lava a louça, assim como varre e passa pano em sua casa deixando-a admiravelmente limpa. É dotado na arte de pular alto e dar voadora de dois pés sem botar os pés no chão. Fez curso de Letras, mas não adiantou. Está fazendo Artes Cênicas, mas também, não adiantará de nada, mas de boa… De quebra, faz algumas apresentações de mímica, o que lhe oferece um motivo para viver.
A banda The Neves é formada por Don (vocal e violão), John (guitarra), e Deidão (baixo). Ela nasceu em 2009 com a proposta de explorar o indie e o folk rock, segmentos alternativos em ascensão. Em seu primeiro CD, Nunca mais, por enquanto, dez músicas são compostas por melodias marcantes, arranjos equilibrados e vocais envolventes.
E o evento de hoje ainda terá o quadro Cometa Cenas: Quem Vai Ficar Com Bráulio. Bráulio é um rapaz que nutre, desde a sua infância doentia e traumática, uma paixão quase platônica por Isabela. Isso atrapalha sua vida amorosa e sexual, a ponto de ainda ser virgem aos quase 30 anos. Seus melhores amigos, Maurício e Johnny, tentam ajudá-lo a conseguir namoradas. Os três peregrinam por igrejas, hospitais, terreiros de macumba e casas noturnas, na esperança de fazer o Bráulio finalmente levar uma vida amorosa normal.
Leia mais na edição impressa desta quarta-feira (14) do Jornal de Brasília.