Aclamado em todo o mundo como um dos principais contrabaixistas da história do jazz, Ron Carter é também um dos músicos mais atuantes em gravações do gênero. Requisitado por renomados artistas de diversos países, o contrabaixo de Ron Carter encontrou também afinidade com a música brasileira. Esta importante parte de sua vasta carreira, será apresentada por ele hoje, no CCBB.
O show de Ron Carter encerra a temporada do Projeto Alma Brasileira, que leva ao palco artistas estrangeiros que dialogam com a música do nosso País. “Nossa música conquista adeptos em todo o mundo. Dentre os inúmeros músicos imprescindíveis para este projeto, Ron Carter não poderia ficar de fora”, avalia Felipe Ábido, idealizador do projeto.
Aos 73 anos, o instrumentista, compositor e maestro, lançou mais de 30 discos próprios e não se ateve ao estilo americano. A participação do contrabaixista na música brasileira pode ser encontrada na obra de Tom Jobim, Astrud Gilberto, Eumir Deodado, Luís Bonfá, Hermeto Pascoal, Milton Nascimento, Flora Purim, e Rosa Passos, músicos de variados estilos com quem trabalhou no Brasil.
Carter transitou da bossa ao jazz, sempre com seu som encorpado, timbres ricos, improvisos bem desenvolvidos e suingue impecável. Além de participar de trabalhos de brasileiros, o músico encorporou a brasilidade para compor canções como Ah, Rio, Saudade, Obrigado, e Mr. Bow Tie, todas gravadas em seus álbuns próprios.
“Além de gravar com alguns dos principais nomes brasileiros, Ron teve experiências com músicos como Miles Davis. Isto é formidável”, opina Felipe. Com Miles, um dos músicos mais influentes do jazz, Carter trabalhou de 1963 a 1968, época em que ganhou destaque no mundo como contrabaixista. Bill Evans, Dexter Gordon, Wes Montgomery, Thelonious Monk, George Benson, Sonny Rollins, McCoy Tyner, George Duke, Aretha Franklin, e muitos outros músicos estão na sua extensa lista de colaborações.
Na apresentação de hoje, às 21h, Ron Carter será acompanhado pelos músicos Russell Malone (guitarra) e Mulgrew Miller (piano).
SERVIÇO
Alma Brasileira – Hoje, às 21h. No Teatro I do CCBB (Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Conjunto 22). Ingressos a R$ 15 (inteira). Classificação livre.