A CAIXA Cultural de Brasília apresenta dias 1, 2 e 3 de março (sexta, sábado e domingo) o espetáculo “Concerto de Ispinho e Fulô”. A produção, que é do grupo paulistano Companhia do Tijolo, presta uma homenagem ao poeta Patativa do Assaré.
Com direção de Rogério Tarifa, o espetáculo revela ao público, de forma leve e poética, a trajetória de Patativa que, além de poeta, foi compositor, cantor e improvisador.
A montagem estreia em Brasília após passar por mais de 41 cidades pelo Brasil, entre elas Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Belo Horizonte. A parceria entre a Cia do Tijolo e a produtora carioca EmCartaz Empreendimentos Culturais possibilitou a vinda da produção para Brasilia, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.
“O que levamos ao palco são metáforas urbanas, e a gente fala de Patativa que é sertanejo, mas dialogamos com a cidade, com a capital. É uma grande brincadeira embalada por boa música e linda história”, afirma Dinho Lima Flor, ator da companhia.
A história fala sobre uma companhia de teatro vinda de São Paulo, que faz uma viagem no tempo e chega ao Cariri com o objetivo de entrevistar Antônio Gonçalves da Silva, o poeta. Na medida em que Patativa engendra seus versos, desfilam diante dos olhos do público as dores da seca, os animados bailes de sua gente, a receptividade do sertanejo, a graça de suas histórias, seus desejos e suas inquietações, suas esperanças e desilusões.
Assim o que seria uma entrevista costumeira, se transforma em um verdadeiro encontro entre dois mundos, tão próximos e, ao mesmo tempo, tão distantes: São Paulo e Assaré. Tudo isso encenado e cantado por meio de músicas de compositores brasileiros, como Luiz Gonzaga, Emílio Belo Carvalho, Nelson Cavaquinho, além de composições próprias do grupo teatral.
Vida e obra de Patativa do Assaré:
No dia 5 de março de 2009, comemorou-se o centenário de nascimento daquele que é considerado um dos maiores poetas populares do Brasil. Patativa do Assaré deixou obra extensa e valiosa e, apesar do pouco estudo, escrevia tanto nos moldes camonianos e na linguagem culta, como em ritmo e métrica populares, a linguagem do dia a dia.
A montagem recebeu, em 2009, o prêmio Shell na categoria Música, e o grupo foi convidado para participar do Performing Arts Festival, na Dinamarca. Somente agora, em 2012, os cariocas terão a oportunidade de assistir ao espetáculo “Concerto de Ispinho e Fulô”.
Ficha Técnica:
Direção: Rogério Tarifa
Atores: Dinho Lima Flor, Fabiana Vasconcelos Barbosa, Lílian de Lima, Rodrigo Mercadante, Karen Menatti, Thaís Pimpão, Rogério Tarifa
Músicos: Jonathan Silva, Aloísio Oliver, Maurício Damasceno, William Guedes
Direção Musical: William Guedes
Dramaturgia: Cia do Tijolo
Supervisão Dramatúrgica: Iná Camargo
Figurino e Cenografia: Silvana Marcondes e Cia do Tijolo
Consciência Corporal: Érika Moura
Coreografia: Jorge Garcia
Iluminação: Fábio Retti
Operação de Luz: Danilo Mora
Programação Visual: Fábio Viana
Fotografia: Alécio Cezar, Cacá Bernardes, Fábio Viana e Juliana Baraúna
Composições: Jonathan Silva e Dinho Lima Flor
Produção: Cia do Tijolo
Realização: EmCartaz Empreendimentos Culturais
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Serviço: Espetáculo “Concerto de Ispinho e Fulô”
Duração: 140 minutos
Local: CAIXA Cultural Brasília
Endereço: SBS, Quadra 4, Lotes 3, 4, Anexo I – Edificio Matrix – Asa Sul
Temporada: 1, 2 e 3 de março de 2013 (sexta, sábado e domingo)
Horário: 19h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$1,00 (Meia-entrada. Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia)
Telefone: (61) 3206-9448
Classificação 14 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Blog do espetáculo: http://concertodeispinhoefulo.blogspot.com.br/