
O Instituto Cervantes, em parceria com a Delegação da União Européia e com as Embaixadas da Espanha e da França, promove sessão para exibir o documentário Um Abolicionista, de Joël Calmettes (2001), que retrata a luta vitoriosa de Robert Badinter para a extinção da pena de morte na França.O documentário será exibido no Instituto Cervantes, no dia 11 de outubro, às 19h. E terá legenda em português. Após a exibição do filme será servido um vinho de honra. A entrada é franca.Classificação Livre. Informações:(61)3242-0603
O filme será apresentado pelo Professor Renato Zerbino Ribeiro Leão, professor da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do UniCEUB e Membro do Comitê de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da Organização das Nações Unidas – CDESC/ONU.
O filme será exibido por ocasião do Dia Internacional da luta contra a Pena de Morte. De acordo com o diretor do Instituto Cervantes, Pedro Eusebio, todos os 27 países da Europa aboliram a pena de morte. “E com a intenção de alertar sobre a desumanidade da pena maior, a União Europeia proclamou em 2008, o dia 10 de outubro, como o Dia Internacional Contra a Pena de Morte”.
Sinopse:
“Tenho a honra, em nome do governo da República, de pedir à Assembléia nacional que aprove a abolição da pena de morte na França”. Era 1981, Robert Badinter, recém-nomeado ministro da Justiça de François Mitterrand, se emocionou. Partidário da abolição da pena de morte desde o início dos anos de 1970, em uma época em que 63% dos franceses se pronunciavam pela manutação da pena capital, Roberto Badinter se tornou um símbolo. Este documentário edificante e precioso evoca a sua cruzada.