Retratar o misterioso relacionamento entre o homem e o animal, este foi o intuito da pintora contemporânea Alice Lara, que culminou na produção de pinturas que compõem a mostra “Amores Perros”. A exposição acontece de 25 de abril a 25 de maio, no Instituto Cervantes de Brasília, com a curadoria de Rachel Vallego.
Para a mostra, Alice usou como referência imagens de rinhas de cães, que, segundo a artista, retrata os elementos humanos que tal violência comporta. “Desenvolvi pinturas que praticamente copiavam essas imagens, reproduzindo as figuras, os fundos onde elas se encontravam e os outros elementos”, conta.
Dois filmes contemporâneos, de cultura hispano-americana também repercutiram com bastante intensidade no imaginário e na poética da artista plástica: “Fale com ela” (Espanha, 2002), de Pedro Almodóvar e “Amores Brutos” (México, 2000), de Alejandro Gonzáles Iñarritu.
A violência na relação entre o ser humano e o animal presente nos filmes e nas rinhas despertou a curiosidade da artista e foi o ponto de partida de um extenso processo de pesquisa. Para a pintora, o animal não esconde seu instinto, e sua essência é revelada para quem quiser ver e desfrutar.
“Represento sentimentos humanos a partir de cachorros brigando, como se não houvesse uma metáfora melhor do que expor o lado emocionalmente descontrolado, violento, instintivo e frágil”, explica Alice.A abertura da exposição será no dia 25 de abril, às 19h, com visita guiada pela artista.
Serviço: Mostra “Amores Perros”
Dia:25 de abril a 25 de maio
Hora: de segunda a sexta-feira – das 11h às 21, aos sábados – das 9h às 14h
Local: Espaço Cultural Instituto Cervantes (Seps 707/907 – Lote D – Asa Sul)
Entrada franca
Informações:(61) 3242-0603
Classificação livre
Site: http://brasilia.cervantes.es