Estão abertas as inscrições para o Encontro Internacional de Arquitetura “Infraestrutura e Desenvolvimento na Sociedade Contemporânea”.
Com parceria da Sedhab, o evento — promovido pela Embaixada da Espanha, o ICEX e o Espaço Cultural Instituto Cervantes — será realizado em Brasília, nos dias 20 e 21 de março, das 18h às 21h.
O objetivo é discutir a transformação e o aprimoramento da infraestrutura das cidades brasileiras como forma de melhorar os espaços públicos e a aumentar a qualidade de vida de seus habitantes.
Será um espaço de discussão de políticas públicas e de criação de condições favoráveis ao desenvolvimento urbano sustentável, utilizando-se de exemplos bem sucedidos em outras cidades do mundo, e desta forma promover uma reflexão conjunta dos problemas existentes no urbanismo atual e suas possíveis soluções.
Um dos estudos será a transformação da cidade de Barcelona a partir da realização dos jogos olímpicos de 1992 — primeira cidade a utilizar-se de um evento desta magnitude para realizar uma mudança profunda em sua estrutura urbana.
Mais informações e inscrições em www.brasilia.cervantes.es.
Programação
20/03 (quarta-feira)
18h Abertura da exposição “Infraestrutura e Desenvolvimento na Sociedade Contemporânea: arquitetura e engenharia espanholas” – Intervenção do Diretor do Instituto Cervantes, Representante da Embaixada da Espanha e das empresas espanholas: FERROVIAL e FCC
19h Mesa redonda: “Infraestruturas como necessidade” Palestrantes: Manuel Castillo e Sergio Marta (Estúdio Ingennus Urban Consulting – Espanha), Gunter Kohlsdorf (Universidade de Brasília)
20h30 Debate
21/03 (quinta-feira)
18h Mesa redonda: “Infraestruturas como oportunidade” Palestrantes: Fermín Vázquez (Estúdio b720 Fermín Vázquez – Espanha), Israel Alba Remis (Estúdio Israel Alba Remis – Espanha), Raquel Naves Blumenschein (Universidade de Brasília)
19h30 Mesa redonda: “Reabilitação e infraestruturas históricas” Palestrantes: Ione Carvalho (Ministério da Cultura), Nahya Cajú (Universidade da Paraíba), Ana Elisabete de Almeida Medeiros (Universidade de Brasília)
20h30 Debate