Menu
Viva

Humorista Lúcio Mauro Filho entra em cartaz amanhã com o espetáculo Clichê

Arquivo Geral

15/03/2012 7h00

 

Leonardo Silva
leonardo.silva@jornaldebrasilia.com.br

Que atire a primeira pedra aquele que nunca lançou mão de um bom e velho clichê. A palavra, de origem francesa, remete a tudo aquilo que se repete automaticamente, sem o mínimo de originalidade. Sejam frases feitas ou histórias já contadas, a dinâmica é sempre a mesma: algo que se repete com tanta frequência que já se tornou previsível dentro daquele contexto.

 

Tão previsível quanto é o fato de se fazer piada em cima dessa prática tão presente no cotidiano. E, para fugir do lugar comum da stand-up comedy, o ator Lúcio Mauro Filho decidiu montar um espetáculo para rir da situação. Assim, protagoniza o monólogo Clichê, que desembarca em Brasília neste fim de semana.

 

A temporada vai de amanhã a domingo, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. “Eu desço o malho, eu passo o rodo, eu cutuco a onça com a vara curta, lançando a mão, como vocês já puderam perceber, de todo meu cabedal de conhecimentos enciclopédicos sobre o assunto”, dispara o ator, intérprete, há dez anos, do personagem Tuco, do seriado global A Grande Família, em seu blog.

 

No monólogo, Lucinho – como é conhecido no meio artístico – é um sujeito que recorre à terapia para se livrar dos clichês que usa. Na realidade, trata-se de um mero pretexto para engatar uma série de chavões e lugares comuns ouvidos na política, no futebol, nas novelas, no jornalismo, nos livros de autoajuda, nas relações pessoais.

 

Humor ácido


No palco, o ator, de 37 anos, apresenta um humor ácido e convida o público a reflexões sobre, segundo suas próprias palavras, “nosso cotidiano contaminado por metáforas mortas, respostas prontas, comportamentos cristalizados, slogans e bordões de toda a espécie”. “Neste monólogo, abordo os clichês que todos nós usamos ao ponto de não percebermos, desde o ‘feliz aniversário’ até o ‘meus pêsames’”, comentou o ator, que é herdeiro direto de outro grande nome do humor, Lúcio Mauro.

 

A direção do espetáculo é de Rubens Camelo, experiente diretor teatral e também de televisão, que comandou, entre os anos de 1998 a 2007, o programa humorístico Casseta & Planeta. Já o texto é assinado por Marcelo Pedreira, dramaturgo, roteirista e romancista, autor de Dilúvio Em Tempos de Seca, peça em cartaz protagonizada por Wagner Moura e Giulia Gam e pelo seriado O Homem Provisório, exibido pelo Canal Brasil.

 

Elogiado por público e crítica, a peça chega à capital federal após grande repercussão no Rio de Janeiro e São Paulo. Lúcio Mauro conta que o maior desafio foi montar uma peça sem muitos recursos – “não temos patrocínio” – e com muita qualidade. “É um equilíbrio muito buscado, mas difícil de alcançar”, afirma o ator.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado