Virtuose do piano clássico, o concertista francês Pascal Gallet homenageia o bicentenário de nascimento do compositor Frédéric Chopin em apresentação única, hoje à noite, na Sala Martins Penna, do Teatro Nacional. O evento integra as comemorações mundiais em memória do célebre musicista polonês.
Pascal Gallet é apontado como um especialista na execução de obras para piano moderno. Suas interpretações para as peças de André Jolivet, por exemplo, lhe renderam fama internacional. Gallet tornou-se uma unanimidade. Mas para Brasília o pianista preparou um programa diferente, composto de obras de dois mestres clássicos, J.S.Bach e, principalmente, Chopin. De Bach, o programa inclui Prelúdio e Fuga em Si bemol menor, que integra o segundo volume de O Cravo Bem Temperado, livro lançado por Bach com suas composições. Do homenageado, Pascal Gallet executa o Noturno em dó menor, Four Mazurkas Op. 33, estudos e sonatas.
As interpretações de Gallet para a obra de Chopin sempre se destacam por sua singularidade. A vida de Pascal Gallet ao Brasil é uma iniciativa da Embaixada da França no Brasil, que ontem promoveu uma masterclass do pianista na Escola de Música de Brasília, das 14h às 17h, dedicado aos estudantes da instituição.
Pascal Gallet nasceu em Sabóia. Sua primeira aparição na televisão foi quando tinha apenas 10 anos. O sucesso o encorajou a seguir a carreira de pianista. Entrou para o Conservatório de Paris muito jovem e estudou com Pierre Sancan, Yvonne Loriod-Messiaen e Eliane Richepin. Em 1987, ele recebeu um primeiro prêmio por unanimidade e entrou num ciclo de aperfeiçoamento.
Sua primeira gravação, de 1998, dedicada ao compositor espanhol Joaquín Turina, é comparada à de Alicia de Larrocha (apontada como a maior pianista espanhola da história). Depois dela, sucederam-se outras consagradas a Grieg, Chopin, Chostakovitch e o disco Ballade impressionniste, com o trompetista Eric Aubier.
SERVIÇO
Pascal Gallet – Hoje, às 20h, na Sala Martins Penna do Teatro Nacional. Entrada franca. Não recomendado para menores de 10 anos.