
A dupla de artistas maranhenses Alê Muniz e Luciana Simões, do projeto Criolina, lança hoje seu segundo CD, Cine Tropical, no Balaio Café e segunda-feira (12), Bar do Calaf. O álbum de canções inéditas tem 14 faixas inspiradas no universo do cinema. Romance, aventura, bang bang, ficção científica e até chanchada compõem as trilhas que conduzem a diversos cenários e paisagens musicais do cinema mundial.
As músicas fazem referências visuais e sonoras a fatos que marcaram a vida dos artistas, tendo como pano de fundo a atmosfera do cinema antigo. Entram nas histórias personagens como Barbarella, John Wayne, Mazzaropi, Brigitte Bardot, Glauber Rocha, e as trilhas de faroeste de Ennio Morricone, Serge Gainsbourg, além da surf music e da Jovem Guarda. “Misturamos tudo isso à cultura maranhense, às nossas imagens cotidianas e aos nossos ícones ultra tropicais: os mestres da cultura popular do Maranhão e os pregoeiros”, afirma Luciana Simões.
Criolina faz um show vibrante, dançante, com uma proposta que vai além do entretenimento. Músicas com letras fortes, estética sonora ousada, escolha de timbres não convencionais, variedade de ritmos, melodias das tribos de ontem e de hoje, revelando uma forte identidade nordestina na atitude, na poesia e no conceito. No repertório, músicas latinas, batidas do tambor de crioula, reggae, música eletrônica e um pouco de salsa.
Alê e Luciana cantam algumas canções do primeiro CD como Quebra Pote e Veneno, e apresentam faixas de Cine Tropical que têm uma pegada forte como Eu vi maré encher e O santo, além de algumas versões como Divino Maravilhoso (Caetano e Gil) e Você não serve pra mim (Roberto e Erasmo).