Menu
Viva

Hank Jones, "o decano dos pianistas de jazz", morre aos 91 anos

Arquivo Geral

18/05/2010 15h39

O músico americano Hank Jones, conhecido como “o decano dos pianistas de jazz” e admirado por seu trabalho junto a figuras como Ella Fitzgerald faleceu em Nova York aos 91 anos.

Jones, famoso também por acompanhar Marilyn Monroe ao piano enquanto esta desejava um feliz aniversário cantando ao presidente John F. Kennedy em 1962, morreu no domingo em um hospital nova-iorquino onde estava internado, segundo explicou à Agência Efe o seu agente, Jean-Pierre Leduc.

O conhecido pianista, nascido no Mississipi em 1918, permanecia ainda em atividade após sete décadas sobre os palcos e, inclusive, tinha várias atuações previstas junto a outros músicos no final deste mês no conhecido clube Birdland de Nova York, um dos templos do jazz da cidade.

Durante quase três décadas, Jones, respeitado por seus companheiros de profissão por sua grande criatividade e versatilidade, se especializou em acompanhar grandes vozes, como Ella Fitzgerald (1917-1996), e exercitou sua paixão pela música em vários programas de rádio e televisão, embora também tenha se destacado como músico de estúdio.

Esses trabalhos lhe outorgaram um segundo plano que começou a desaparecer quando Jones completou 60 anos, uma época na qual começou a fazer atuações com seu próprio nome em cartaz e a liderar vários trios que conseguiram o apoio do público e da crítica nova-iorquinos, e com os quais viajou por meio mundo.

Nessa época uniu forças com os baixistas Ron Carter e Tony Williams, que vinham do quinteto de Miles Davis (1926-1991), para formar o chamado Great Jazz Trio em 1976, um grupo que foi mudando de integrantes ao longo dos anos.

Nas últimas duas décadas, Jones aproveitou para gravar uma multidão de álbuns e colaborações ao vivo. Segundo seu site, apareceu em mais de 500 discos sozinho e junto às figuras mais importantes do jazz de seu tempo.

Membro de uma família de músicos deste gênero, na qual se destacavam seus irmãos Thad e Elvin, Jones, recebeu numerosos prêmios ao longo de uma carreira na qual foi indicado ao Grammy cinco vezes. Em 2009 a organização da premiação lhe concedeu uma estatueta em homenagem a toda sua carreira.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado