Com quase meia hora de atraso, por volta das 21h30, a banda norte-americana Green Day deu início ao seu primeiro show em Brasília, neste domingo (17). Durante cerca de três horas, o trio formado por Billie Joe Armstrong (vocalista e guitarrista), Mike Dirnt (baixista) e Tre Cool (baterista), acompanhado pelos músicos de apoio Jason White e Jeff Matika (guitarras) e Jason Freese (teclados), apresentou o show da turnê 21st Century Breakdown para oito mil pessoas, de acordo com a produção do evento.
O show de divulgação do décimo CD do Green Day também contou em seu set list com músicas que a banda tocou ao longo de seus quase 20 anos de carreira. Assim, o repertório atendeu aos fãs de diferentes faixas-etárias que compareceram no Ginásio Nilson Nelson.
21st Century Breakdown, que dá nome ao disco, foi a primeira música da noite, enquanto Time Of Your Life encerrou o show. When I Come Around, Novacain e American Idiot foram algumas das músicas da apresentação explosiva, que além dos estrondos, contou também com labaredas e uma cascata pirotécnica.
Os ícones do novo punk rock interagiram o tempo inteiro com o público. Alguns fãs tiveram a chance de subir ao palco a convite da banda. Lá, puderam cantar e até tocar guitarra. O Green Day, além de refrescar a plateia com jatos d’água, disparou camisetas para a multidão, com um lançador adaptado.
A banda também guardou espaço no show para alguns covers curtos. Highway to Hell, do AC/DC, Iron Man, do Black Sabbath, Rock’n’roll, do Led Zeppelin, e Sweet Child o’Mine, do Guns’n’Roses, entraram na brincadeira e quebraram o tom do punk e do hardcore.
A banda brasiliense Tiro Willians foi responsável pelo show de abertura. Durante cerca de meia hora, tocou no mesmo palco do Green Day e mostrou já ter cativado público em Brasília.