Pelo quarto ano consecutivo, a capital da Nação é homenageada no evento Celebrar Brasília que acontece, até domingo, no Museu Nacional Honestino Guimarães, no Complexo da República (Esplanada dos Ministérios). Idealizado pela jornalista e produtora cultural Liane Mühlenberg, em parceria com outros amigos da Organização Não-Governamental Instituto de Pesquisa, Ação e Mobilização (Ipam), o projeto começou em 2008 com a proposta de chamar a atenção para a preservação do Cerrado, a recuperação de nascentes e promover a educação ambiental, além de trazer à capital federal a vanguarda das artes visuais com tecnologia de projeção de última geração.
“Um dia, passávamos em frente à área do museu, vendo a cidade deserta e pensamos que devíamos fazer algo em celebração à cidade, que amamos e consideramos linda. Assim surgiu o nome do evento.”
Capital da cultura
Segundo ela, o grupo observou que já se forma por esses lados do Planalto Central um caldo cultural, que não é mais incipiente. “Além do rock, marcante nas décadas iniciais da capital, hoje temos as atividades circenses, o Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro, que encerrou no domingo – e o próprio Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o primeiro do País”, conta.
A missão dos artistas deste ano, segundo ela, é mostrar a necessidades de se preservar o Cerrado. Por este motivo, a data escolhida para esta edição foi o fim de semana do dia 11 de setembro, dia do Cerrado.
As atrações no Museu Nacional incluem show audiovisual com os britânicos do Addictive TV, os paulistas Embolex e Visualfarm e Lúcio K, do Rio de Janeiro, hoje; os franco-argentinos do Gotan Project, novamente o Visualfarm e os locais Sistema Criolina, Seu Estrelo, Projeto Mistura Fina e Sacassaia, domingo.
Ao longo dos anos, o público do Celebrar Brasília só tem aumentado. Em 2009, com o tema Cerrado e Sustentabilidade, foram 15 mil pessoas. Ano passado, o número dobrou para 30 mil. A expectativa deste ano é de 40 mil participantes.
Uma Eco-Feira acontece junto às atividades, com ações de sustentabilidade onde a população pode participar de inventos de brasilienses que ajudam a preservar o Cerrado. Hoje e amanhã, das 17h às 23h. Entrada franca. Informações nos sites www.celebrarbrasilia.com.br e celebrarclub@gmail.com. Classificação indicativa livre.