A Geriatric Blues Band apresenta neste sábado (26) palestra musical sobre as influências do blues norte-americano no rock britânico. O espetáculo integra a temporada 2011 do ciclo de palestras musicais “Blues: Breves Histórias Contadas e Cantadas”, realizado pelo sexto ano consecutivo pela banda em parceria com a Livraria Cultura. A ideia de realizar as palestras surgiu para contar a história do blues, narrando a história dos principais fatos e nomes ligados ao estilo. A banda interpreta as músicas mais relevantes e importantes de acordo com o tema da palestra.
As apresentações são estruturadas em ciclos que envolvem cinco oficinas tratando das mais importantes etapas do desenvolvimento do Blues ao longo do tempo. A palestra desse fim de semana é a penúltima deste ciclo e mostra que, a partir da década de 60, o rock inglês contribuiu para a difusão do blues em todo mundo, atingindo um novo público, principalmente entre os jovens.
A palestra destaca, ainda, bandas e músicos que transformaram Londres no principal centro produtor de talentos no outro lado do Atlântico. Nomes como Alexis Korner e John Mayall, pioneiros do blues britânico, são importantes fontes na formação de discípulos como Eric Clapton e os Rolling Stones, que até os dias de hoje, celebram o blues como origem de seu sucesso. Do repertório da palestra destacam-se “ Hideaway”, “Black Magic Woman” e “Sunshine of Your Love”.