O cearense José Francisco Duarte chegou na cidade há quase três décadas. Deixou a cidade de Novo Oriente, no Ceará, e veio tentar a sorte na capital do País. Hoje é conhecido pelos ouvintes da rádio JK FM como Francis Boquinha, nome artístico que ganhou do radialista Toninho Pop.
Antes de assumir o comando do microfone do programa Baú do Boca, no ar todos os sábados, das 14h às 16h, Francis se embrenhou pelas construções da cidade. Chegou a trabalhar como auxiliar de pedreiro, mas o destino o impulsionou a seguir outro caminho.
Oportunidade
Entrou no universo das ondas FM quando trabalhou como motorista nas rádios. Na época, dormia dentro dos carros por não ter onde ir. Até que, por ironia do destino, virou a atração de um evento durante o final de semana no Parque da Cidade, uma vez que nenhum dos locutores oficiais da rádio apareceu.
Na ocasião, o rapaz recém-chegado do Nordeste agarrou a oportunidade e comandou a festa. A aventura lhe rendeu um convite para ser locutor de promoções do patrocinador que estava no local.
Propostas
A partir de então, as propostas começaram a surgir e Francis deslanchou sua carreira. “Nunca vou esquecer de quem me ajudou. Quero compartilhar essa felicidade com todos”, destaca.
Atualmente, Francis é casado, tem dois filhos e possui uma rádio web, onde faz anúncios e reproduz sucessos dos anos 1980 e 90. Também possui uma agência de publicidade e um carro de som. A partir do primeiro veículo, conseguiu montar uma frota de trios elétricos para trabalhar com divulgação de diversas empresas.
Além de radialista e empresário, Boquinha também atua com ações sociais e eventos. “É preciso ter sabedoria e consciência para encarar a realidade. Tem que ter coragem. Eu preciso e quero continuar fazendo isso”, afirma.
Ajudando fãs
Francis apresenta o quadro Qual é o Seu Sonho?, onde realiza os desejos de ouvintes. Em um carro personalizado, ele percorre o Distrito Federal em busca da realização dos pedidos. “Faço o que está dentro dos meu limites”, diz.