Da Redação
redacao@jornaldebrasilia.com.br
“Onde houver conflito, lá haverá um fotógrafo.” É com essas palavras que o repórter fotográfico Ivaldo Cavalcante, diretor da Galeria Olho de Águia e idealizador do projeto Imagem sem Fronteiras, apresenta o terceiro convidado do evento, Evandro Teixeira. Seu trabalho estreia na próxima sexta-feira e fica em cartaz até 21 de julho no espaço, em Taguatinga Norte, com entrada franca.
Na mostra, o público irá conferir 55 anos de profissão, com registros de momentos importantes do Brasil e do mundo. Parte desse acervo circulou por cidades nacionais e internacionais, em exposições, museus e livros. O lançamento é aberto ao público e contará com a presença do fotojornalista.
Evandro Teixeira nasceu em Irajuba, interior da Bahia, em 1935. Desde o início da carreira, em 1957, foram centenas de coberturas, premiações internacionais, seis livros publicados e dezenas de exposições. Em 1994, teve seu currículo incluído na Enciclopédia Suíça de Fotografia e, em 2004, sua vida e obra foram retratadas no documentário Evandro Teixeira: Instantâneos da Realidade. Recebeu premiações da Unesco, da Nikon e da Sociedade Interamericana de Imprensa. Desde 1963, fotografa para o Jornal do Brasil.
Uma das fotos mais conhecidas de Evandro Teixeira, A Queda da Moto, ficou conhecida como símbolo da fragilidade do regime militar brasileiro. Além dessa imagem, a exposição inclui extensos painéis com fotografias ampliadas e projeções visuais. O lançamento começa às 21h e a visitação fica aberta sempre das 10h às 18h. A Galeria Olho de Águia fica na Praça da CNF, em Taguatinga Norte. Mais informações na página www.imagemsemfronteiras.blogspot.com.
O Projeto Imagem sem Fronteiras foi aprovado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal e trará os maiores fotojornalistas contemporâneos do mundo para palestras e exposições realizadas na galeria. O baiano Gervásio Batista, o paraibano Severino Silva, o espanhol José Galvez e o americano James Nachtwey são algumas das principais atrações.