Menu
Viva

Fotógrafo Luiz Clementino expõe trabalho sobre os Sertões no CasaPark

Arquivo Geral

05/08/2013 18h20

Na próxima quinta-feira, 8 de agosto, às 19h, o CasaPark inaugura a mostra fotográfica “Pelos Sertões”, de Luiz Clementino. As 50 imagens que compõem a exposição foram extraídas do livro homônimo do fotógrafo e apresentam o interior do país, retratando os aspectos regionais, humanos e sentimentais de pessoas e lugares, a partir de uma visão poética do artista. Na ocasião, Luiz Clementino lançará o livro e realizará uma sessão de autógrafos.  A mostra abrirá ao público no dia 9 de agosto e ficará em cartaz até o dia 18, com visitação de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 22h, no corredor em frente à Sierra By Mainline, 1º Piso do CasaPark.

 

 

 

As fotos que compõem a mostra foram captadas ao longo dos anos de trabalho do fotógrafo, em viagens pelas várias regiões do Brasil. Mais do que um registro, as fotos contribuem para a preservação e a divulgação da memória de características regionais, usos e costumes, além de particularidades dos aspectos humanos. O trabalho de Luiz Clementino reflete a paixão do fotógrafo pela beleza e harmonia das coisas simples. São registros da sua visão do Brasil, em uma mistura de sentimentos e realidade. Com isso, Luiz Clementino também consegue  apresentar um recorte profundo do Brasil, por meio da intimidade dos retratos, no bucolismo de panorâmicas e nos sensíveis flagrantes do cotidiano.

 

Sobre o livro “Pelos Sertões”

No decorrer dos seus trabalhos profissionais, durante aproximadamente uma década, Luiz Clementino percorreu os sertões distantes do país, onde encontrou aldeias indígenas, quilombolas, comunidades ribeirinhas e longínquas. “Constatei uma realidade rica de figuras humanas, beleza bucólica, paisagens maravilhosas, pureza, resignação e humildade dos moradores”, afirma o fotógrafo. “Captei imagens, sem pretensão nem autoridade, de maneira intuitiva e, após algum tempo, constatei que possuía material suficiente para a elaboração de um livro”, completa. Pelos Sertões, livro que será lançado no dia 8 de agosto, às 19h no CasaPark,  é um tributo/homenagem em respeito a tudo e a todos com quem Luiz teve contato durante esses anos de trabalho.

 

Sobre Luiz Clementino

Luiz Clementino é fotógrafo profissional e há mais de 30 anos desenvolve trabalhos artísticos e jornalísticos. Teve exposições montadas em Brasília, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Cidade do México e Amsterdã. É autor de ensaios sobre temas como a arquitetura colonial, a seca nordestina, a abundância da agricultura no Centro-Oeste e no Vale de São Francisco. Esses trabalhos ilustram folders, catálogos, jornais, revistas e livros. Possui trabalhos artísticos próprios, como o livro Pelos Sertões, que está sendo lançado, além dos já publicados “Lugares Distantes” e “Iorubá”. Esse último retrata colônias de pescadores do litoral brasileiro e trabalhadores que ganham o pão de cada dia à beira do mar. O fotógrafo também é autor de conjuntos de cartões-postais com imagens diferenciadas dos traços de Brasília, além de temas como arquitetura colonial e a seca no Nordeste.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado