“A idéia de comemorar o nascimento do Cristo, através de representações dramáticas, foi do monge Tuotilo, morto em abril de 915, na Abadia de São Galo, centro germânico onde nasceram, ou donde pelo menos se espalharam com maior autoridade as Seqüências e os Tropos.”, revela Mário de Andrade em seus estudos históricos. Com programações em diversos lugares da cidade, a data também é celebrada por shoppings e companhias de teatro, até o dia 24.
Papai Noel, figura lendária infantil e presente nas decorações, foi incorporado à data jesuína muito depois, ocupando espaço de atos folclóricos bem mais antigos. É o caso dos autos de natal, presépios e o pastoril, ou auto das pastorinhas, que serão encenados pela Cia. de Bonecos Titeritar.
“Tentamos resgatar o folclore natalino. Existem outras figuras que representam à data. Não só o Papai Noel”, comenta Eudes Leão, um dos responsáveis pelo projeto Circula Brasília, que fará uma montagem para o teatro de bonecos do pastoril.
Na montagem, os bonecos utilizados pelos manipuladores terão 1,20 metros de altura. “Os bonecos são grandes para que as pessoas vejam com mais facilidade. Além de criar uma impressão de maior proximidade com o público.”, adianta Leão.
O evento que começa nesta quinta-feira e vai até o dia 20 de dezembro, passará pelo Gama, Santa Maria e DVO, com shows de mímicos e de música, além das encenações natalinas. “Nossa intenção é ir a lugares pouco explorados. Queremos levar o folclore àquelas pessoas que tem pouco acesso à cultura.”, relata o organizador.
Dividido em três atos, a encenação das pastorinhas representa a anunciação do nascimento de Cristo aos pastores, a adoração dos três reis magos e o massacre dos inocentes. Com origem medieval na península ibérica, o auto das pastorinhas é composto por 12 mulheres divididas em dois cordões, o azul e o encarnado. Vestidas de azul para representar o véu de Maria e de vermelho para o manto de Cristo, o musical é puxada por Diana, a comandante do grupo. Elas cantam, dançam e tocam seus pandeiros fitados anunciando sua ida à Belém para visitar o recém nascido, mas durante a viagem rumo àquela cidade, muitas coisas acontecem às meninas, inclusive o aparecimento do próprio diabo, que deseja tira-las do seu caminho.
Papai Noel, figura inspirada no polonês São Nicolau de Mira, surgiu para representar a beneficência propagada pelo santo naquele período, mas tomou uma dimensão diferente, a de dar presentes em troca das benesses humanas. Desta forma, os shoppings se aproveitaram da figura bondosa para incentivar o público a visitar suas lojas. Além do Bom Velhinho, os shoppings investiram em apresentações de corais e de artistas que tocarão músicas consagradas por representarem a data.
O Boulevard Shopping preparou uma programação que inclui o Presépios de Palitos de Fósforos, e contará com shows do pianista francês Cyrille Verdeaux. No Liberty Mall, no Taguatinga Shopping e no Terraço Shopping, os corais natalinos farão apresentações durante toda esta semana e a próxima, para receber seus visitantes.
Também para celebrar a data, as peças Então… É Natal?! e Um Conto de Natal, estarão em cartaz neste fim de semana.
Circula Brasília:
16/12
Auto das Pastorinhas – Cia Titeritar
Local: Praça Central- DVO
Hora: 20h
17/12
Auto das Pastorinhas – Cia Titeritar
Local: Praça da Quadra 50, Setor Leste – Gama
Hora: 20h
18/12
Auto das Pastorinhas – Cia Titeritar
Local: Praça da Vila Roriz, Setor Oeste – Gama
Hora: 20h
19/12
Auto de Natal– Bagagem Cia de Bonecos
Hoje tem Espetáculo– Circo Boneco, e riso
La Fanfarra – Xico Costa
Mimicando– Miquéias Paz
Show musical com Carlinhos Piauí
Local: Engenho das Lajes-DF
20/12
Auto das Pastorinhas– Cia Titeritar
Local: Praça da quadra 202/302 de Santa Maria Sul -DF
• Classificação livre. Entrada franca.