O cinema se inspira na moda e a moda se inspira no cinema. Para discutir essa relação, o CCBB Brasília recebe, no mês de junho, a Mostra Cinema de Moda. A ideia é propor um encontro dessas duas modalidades artísticas que sempre interagiram ao longo da história.
De 14 a 26 de junho, 29 produções cinematográficas que influenciaram a moda serão exibidas nas salas de cinema do CCBB, em três sessões diárias, numa programação que abrange desde obras consideradas referência para estudantes e profissionais de moda, como “Liquid Sky”, “Barbarella” e o documentário “A Elegante Polly Maggoo”, até grandes clássicos como “O Anjo Azul” e “Bonequinha de Luxo”, que vêm influenciando o comportamento e o estilo de diferentes gerações.
A Mostra, idealizada por Danilo Blanco e Fernando Zelman, da Galeria Central, reúne filmes indicados por grandes nomes ligados à moda nacional, como os criadores Dudu Bertolini, Reinaldo Lourenço e José Gayegos, o jornalista César Giobbi, o empresário Charles Cosac, entre outros estudiosos da área. Antes de cada sessão, o crítico de cinema Luciano Ramos, por meio de um vídeo, justificará a razão das indicações e irá comentar sobre cada um dos filmes da mostra, como curiosidades do figurino, detalhes das gravações e informações históricas.
A Mostra Cinema de Moda tem o intuito de proporcionar ao público uma imersão diferenciada ao universo fashion. Por isso, além da exibição de filmes, a mostra incluiu ainda uma mesa redonda com a participação de profissionais da área cultural.
O tema abordado nesse encontro será “Moda, Arte e Cinema – Fronteiras e Conexões”. No dia 16 de junho, Fernando Zelman, Cecira Armitano e Pablo Gonçalo irão promover um diálogo sobre as interfaces entre as três expressões artísticas. O debate tratará da velha herança que ainda separa o erudito do popular, a moda e a arte, nós e os outros.
Profissionais de peso – Fernando Zelman? é produtor cultural, produtor de cinema, designer de produto, curador e marchand. O profissional multimídia é autodidata, já participou de diversos cursos e oficinas no Brasil e exterior.?Atua com mixagem de gêneros de expressão com ênfase para o cinema, arte contemporânea e popular e design de moda e está à frente da Galeria Central, que desde 2006 desenvolve exposições