Um dos grandes destaques da última semana da mostra Mondo Tarantino, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília até domingo, 17/3, são filmes do cultuado cinema do Blaxploitation.
Esse gênero, em voga na década de 1970, consistia em produções, normalmente de baixo orçamento, cujos temas, diretores e protagonistas eram oriundos da comunidade afro-americana. A atmosfera e os personagens desses filmes inspiraram enormemente Quentin Tarantino.
Entre os grandes sucessos do Blaxploitation, ficaram conhecidos filmes como Rififi no Harlem (1970), de Ossie Davis, Shaft (1971), de Gordon Parks, Super Fly (1972), de Gordon Parks Jr, e Cleópatra Jones (1973), de Jack Starrett.
Mondo Tarantino, porém, faz uma justa homenagem às heroínas do Blaxploitation com a exibição, no sábado (16/3), às 13h, de Black Mamma, White Mamma (1973), de Eddie Romero, e Foxy Brown (1974), de Jack Hill. Ambos os filmes são protagonizados pela grande estrela do gênero Pam Grier. Aliás, Grier foi escalada em 1997 para estrelar Jackie Brown, um dos melhores filmes de Tarantino, que será exibido na sequência, às 17h.
A programação completa da mostra pode ser consultada no site www.mondotarantino.com.br
Serviço: Cimema – Mondo Tarantino
Data: de 15 de fevereiro a 17 de março de 2013 – terça a domingo.
Verifique a programação completa e a classificação indicativa no site bb.com.br/cultura e no
facebook.com/ccbb.brasília
Entrada franca – As senhas serão distribuídas a partir de 1 hora antes do início do evento.
O CCBB possui acesso para pessoas com necessidades especiais