Os organizadores do Festival de Gramado, evento mais importante do cinema no Brasil, informaram hoje que filmes de Argentina, Colômbia, Chile, Nicarágua, Uruguai e Venezuela foram selecionadas para a mostra ibero-americanado desta edição.
As produções escolhidas foram o colombiano El Vuelvo Del Cangrejo, de Oscar Ruiz Navia; o venezuelano História de Un Día, de Rosana Matecki; o argentino La Vieja de Atras, de Pablo José Meza; o nicaraguense La Yuma, de Florence Jaugey; o chileno Mi Vida Con Carlos, de German Berger e o uruguaio Ojos Bien Abiertos, de Gonzalo Arijon.
O Festival de Gramado também inclui uma competição de longas brasileiros e de curtas-metragens. A 38ª edição do festival será realizada entre os dias 6 e 14 de agosto.
Os filmes brasileiros selecionados para a mostra foram 180º, de Eduardo Vaisman; Diário de uma Busca, de Flávia Castro; Enquanto a Noite Não Chega, de Beto Souza; Não Se Pode Viver Sem Amor, de Jorge Durán; O Último Romance de Balzac, de Geraldo Sarno; Ponto Org, de Patrícia Moran, e O Contestado: Restos Mortais, de Sylvio Back.
O Festival é realizado anualmente durante o inverno em Gramado (RS) e deve, além da exibição dos filmes das mostras competitivas e das paralelas, incentivar diversos debates, encontros e seminários sobre o cinema no Brasil e na região ibero-americana.
O grande vencedor da edição passada foi o filme peruano La Teta Asustada, da diretora Claudia Llosa, que também ganhou o Urso de Ouro em Berlim.