A mostra de cinema Tarkovski e Seus Herdeiros, no CCBB, terá uma sessão extra do filme Stalker, às 16h30. Após a exibição, haverá o debate O Legado de Andrei Tarkovski, com o curador da mostra, Sérgio Alpendre, e com os críticos de cinema Francis Vogner dos Reis (Revista Cinética) e Luiz Carlos Oliveira Jr. (revista eletrônica Contracampo). O clássico do cineasta Andrei Tarkovski será exibido no lugar de A Cor Romã, devido à grande procura do público.
O cineasta Andrei Tarkovski passou a vida na tentativa de compreender o funcionamento do espírito dos homens. Nascido em Moscou (1932), filho do célebre poeta Arseni Tarkovski, Andrei estudou música, pintura e a língua árabe e só aos 24 anos começou a se interessar por cinema, arte e ofício que o acompanhou até o fim da vida (morreu em 1986, em Paris). Aprendeu a fazer cinema com Mikhail Romm na Escola de Cinema de Moscou, onde realizou o curta Hoje Não Haverá Saída Livre (1959) e o média de conclusão do curso O Rolo Compressor e o Violino (1960).
Daí para frente não parou mais de filmar. Fez nove filmes em 26 anos de carreira e cinco deles serão apresentados, aqui na cidade até o dia 11 de julho, na mostra Tarkovski e Seus Herdeiros, em cartaz até 11 de julho no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). No programa da mostra o público poderá conferir ainda um debate que terá como tema O Legado de Andrei Tarkovski, com Sérgio Alpendre (curador da mostra) e os críticos de cinema Francis Vogner dos Reis (Revista Cinética) e Luiz Carlos Oliveira Jr. (revista eletrônica Contracampo), além de uma aula em torno do cinema moderno de Tarkovski e Seus Herdeiros, ministrada por Sérgio Alpendre. Para o curador a importância da obra de Tarkoviski para o cinema mundial é imensa. “Ele investigou as possibilidades do escoamento do tempo, e, por meio de uma montagem que privilegia planos longos, poucos closes e cortes, fez um cinema original, e muito imitado dos anos 1980 em diante”, explica.
No que se refere ao debate e à aula, Sérgio revela que o objetivo será investigar a relevância da obra do diretor nos dias de hoje e como é o cinema influenciado por ele, que se dará através da análise de trechos de filmes de Tarkoviski, pela comparação da sua evolução na história do cinema. “Este legado tem também um lado negativo, que iremos explorar no debate. Mas todo cineasta que pretende trabalhar com temas incomuns deve conhecer os filmes de Tarkoviski. São fundamentais para a noção de durabilidde dos planos e cenas”, conclui o curador.
Tarkoviski e seus herdeiros – Exibições até 11 de julho, a partir das 14h. Dia 10 de julho, a partir das 17h. Debate dia 08, às 19h30. Aula dia 10, às 14h. No Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2 Conjunto 22). Ingressos a R$ 4. Informações: 3310-7087. A classificação indicativa varia de acordo com o filme.
Programação
Dia 08 de julho
14h – Páginas Ocultas (14 anos)
16h30 – A Cor Romã (12 anos)
Dia 09 de julho
14h – Ashik-Kerib (14 anos)
16h – O Sacrifício (14 anos)
19h – As Harmonias de Werckmeister (12 anos)
Dia 10 de julho
17h – Solaris (12 anos)
20h – Danação (12 anos)
Dia 11 de julho
14h – O Sol (14 anos)
17h – Andrei Rublev (14 anos)
20h – Mãe e Filho (14 anos)