Menu
Viva

Filme homenageia rei da França na mostra de Edimburgo

Arquivo Geral

23/06/2010 16h11

O filme “Henry of Navarre”, do alemão Jo Baier, apresentada hoje no 64º festival de cinema de Edimburgo, homenageia o que ficou conhecido como o “bom rei” da França, Henrique IV, que no século XVI garantiu a liberdade religiosa.

O filme, gravado na Alemanha, França, Espanha e República Tcheca (onde, segundo o diretor, estão os melhores campos de batalha da Europa), narra a história do rei desde sua infância no pequeno reino de Navarra até sua chegada ao trono francês.

“Apesar de ter passado toda a sua vida em um campo de batalha, nunca perdeu seu lado humano. Em 1598, declarou a liberdade religiosa” para acabar com a guerra civil, explicou Baier em entrevista à Agência Efe.

O filme, cheio de ação, amor, sexo e religião, é baseado em dois romances de Heinrich Mann (irmão do prêmio Nobel Thomas Mann), escritos durante seu exílio da Alemanha para denunciar o regime ditatorial e militarista de Adolf Hitler antes da guerra.

Após estrear na Alemanha e no Reino Unido, a épica de Baier, que reúne em seu elenco os atores catalães Roger Casamajor, Marta Calvó e Pep Anton Muñoz, estreará em breve em outros países europeus.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado