Menu
Viva

Festival Internacional de Cinema Infantil começa nesta sexta

Arquivo Geral

25/08/2011 8h00

Michel Toronaga

michel.toronaga@jornaldebrasilia.com.br

 

 

O Dia da Criança é só em outubro, mas, a partir desta sexta, elas terão o que comemorar. O motivo é a 9ª edição do Fici – Festival Internacional de Cinema Infantil, que fica em cartaz na rede Cinemark do Shopping Pier 21 (Setor de Clubes Esportivos Sul) até este domingo. Os pais também podem se animar porque os ingressos das sessões têm preço único de R$ 5.

 

 

O evento acontece em Brasília, Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Campinas, Salvador, Aracaju e Belo Horizonte; e traz filmes inéditos e que dificilmente entrarão em circuito comercial, como o dinamarquês Meu Amigo Storm ou nipônico Komaneko – O Gatinho Curioso. A animação faz parte da mostra A Arte do Cinema Japonês Para Crianças, que inclui Ponyo – Uma Amizade Que Veio do Mar, do premiado cineasta Hayao Miyazaki (de A Viagem de Chihiro).

 

 

Um dos destaques do festival é a pré-estreia nacional de Uma Professora Muito Maluquinha, dirigido por César Rodrigues e André Alves Pinto. O longa-metragem é baseado no livro homônimo do cartunista Ziraldo e tem como protagonista Paola Oliveira. Ela dá vida à adorável professora Catarina Roque. No elenco também estão os  atores Chico Anysio, Max Fercondini e Ricardo Pereira.

 

 

Além de produções inéditas, reprises poderão ser revistas. É o caso de Animais Unidos, Jamais Serão Vencidos e do turístico Brasil Animado, ambos disponíveis em 3D.

 

 

De Brasília

 

 

Dois curtas brasilienses fazem parte da programação do Fici 2011: Procura-se, de Iberê Carvalho e O Filho do Vizinho, de Alex Vidigal. Os dois filmes foram exibidos no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro do ano passado e produzidos pelo Coletivo Casa 30.  “O coletivo é a união de quatro empresas: Pá Virada Filmes, Tmta Produções, Quartinho Direções Artísticas  e Start Filmes, que já fazem filmes juntas desde 2003”, explica Iberê Carvalho.

 

 

Procura-se foi feito a partir de um edital do Ministério da Cultura e da TV Brasil e foi selecionado para o Prix Jeunesse Iberoamericano, que é o maior festival de conteúdo infanto-juvenil. “O filme conta a história de amizade e aventura entre crianças de classes sociais diferentes. Uma menina de classe média alta sai de casa em busca de seu cachorrinho perdido e conhece crianças de uma classe social inferior”, resume o cineasta.

 

 

Cerca 15 crianças participaram da produção. “Elas foram selecionadas num teste com mais de 300 crianças”, informa. A escolhida para viver a protagonista foi Bianca Terraza. Para o futuro, Iberê pretende fazer o longa-metragem de Procura-se.

 

Felinos em dose dupla

 

Nesta sexta a Disney vai mostrar as garras. No bom sentido. O estúdio estará com duas produções em cartaz: O Rei Leão 3D e Reino do Felinos. Ambas têm em comum a temática, embora cada uma trate dos animais de forma diferente. O Rei Leão é o mesmo lançado em 1994, só que agora em versão 3D. A inovação tecnológica funciona e enche os olhos, principalmente na poderosa sequência inicial com a música Ciclo Sem Fim. Várias camadas de profundidade surpreendem quem assistiu ao filme apenas na versão convencional.

O desenho mostra a trajetória de Simba, filho do leão Mufasa. Destinado a reinar na África, ele se torna vítima do maquiavélico tio Scar, que pretende assumir o trono. O roteiro basicamente fala de amadurecimento e passa importantes mensagens sobre o equilíbrio da vida e formas de postura em relação às adversidades – sejam elas simples contratempos ou situações traumatizantes.

Documentário

Com o selo Disney Nature, Reino dos Felinos é focado principalmente nas relações familiares e afetivas de duas famílias de felinos: os leões e os guepardos. Para contar o que acontece de forma envolvente, os animais receberam nomes. O mais incrível do documentário – totalmente filmado numa reserva ambiental no Quênia (África)– é que existe uma forte carga dramática.

Decisões difíceis e lutas fazem parte da rotina dos felinos, o que faz com que o filme consiga prender a atenção em momentos que vão do tenso ao fofo. No final bonita mensagem do amor das mamães pelos seus filhotes.

 

9º Fici – Festival Internacional de Cinema Infantil – Desta sexta a domingo, no Cinemark Pier 21 (Setor de Clubes Esportivos Sul). A classificação indicativa varia de acordo com o filme. Veja a programação completa no site: www.festivaldecinemainfantil.com.br

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado