O Distrito Federal receberá, a partir dessa sexta (23) até o fim de outubro, a décima edição do Festival Internacional de Bonecos de Brasília, que reúne títeres do Brasil e do mundo e almeja se tornar o maior evento nacional da categoria.
O festival vai trazer artistas de diversas localidades brasileiras, como Paraíba, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Norte, além de atrações internacionais vindas da Europa e da América Latina. Um dos homenageados pelo evento será o palhaço brasiliense Chico Simões, que está entre os participantes. Simões é um dos precursores na arte de manipular bonecos no DF e passeia por vários estilos como o ventriloquismo e o bumba-meu-boi.
Outro destaque será a participação do grupo do Quênia Krystal Puppeteers, com o espetáculo Tears By The River (Lágrimas junto ao rio). O conjunto de manipuladores de marionete africano é conhecido por abordar questões sociais delicadas de seu país, como a fome, o HIV/Aids e o abuso de drogas, de maneira crítica e ao mesmo tempo acessível para o grande público.
A 10ª edição do Festival ficará por uma semana em Brasília no Complexo Cultural Funarte (Eixo Monumental Setor de Divulgação Cultural – lote2) e depois visitará outras nove regiões administrativas do DF. Veja abaixo:
Samambaia – Praça Santa Luzia – Qd. 2
Ceilândia – Praça da Administração Regional
Brazlândia – Rua do Lago – Área Especial 1
Sobradinho – Praça Santos Dummont – Qd 8
Guará – Teatro Arena, Estacionamento do Ginásio
Vicente Pires – Ao lado da Feira de Vicente Pires
Planaltina (DF) – WL2 -Setor Administrativo- ao lado da Administração Regional
Águas Claras – Praça Arniqueiras, Avenida Pitangueira
Taguatinga – Facita – QI 25 – Área Especial
O evento é gratuito e aberto a todos os públicos. Para mais informações sobre a programação, acesse: festivaldebonecosdebrasilia.com