A Secretaria de Cultura do Distrito Federal fez dois importantes anúncios nesta terça-feira (20). O primeiro deles é a realização do 1º Festival Internacional de Arte de Brasília, que acontecerá de 4 de janeiro a 10 de fevereiro de 2012, para estimular o mercado cultural da cidade, além de ampliar opções de linguagens artísticas, cultura e lazer. O outro é a 34º edição do tradicional Curso Internacional de Verão de Brasília (Civebra), que promete democratizar o prazer de ouvir música na capital, de 4 a 21 de janeiro.
O secretário de Cultura, Hamilton Pereira, afirma que a intenção do Festival é trazer diversas culturas para o conjunto de cidades do DF. “Queremos ir além dos eventos e oferecer reflexões sobre a diversidade cultural, além do contato com ícones da cultura brasileira”, destacou.
A programação do Festival Internacional de Arte traz como destaques brasileiros Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Paulinho da Viola, Vanessa da Mata, Pedro Mariano, Trio Corrente e a cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá. Entre os artistas internacionais, os destaques são o espetáculo do Circo da China e o mexicano Jorge Fernández. Haverá ainda mostras de cinema, teatro, dança, exposições e oficinas.
O evento, gratuito, acontecerá em diversos pontos do Distrito Federal, como o Teatro Nacional, Centro de Convenções, Biblioteca Nacional, Museu da República, Cine Brasília e Regiões Administrativas.
Curso de Verão – A 34º edição do Curso Internacional de Verão de Brasília (Civebra) vai reunir cerca de 50 profissionais brasileiros e estrangeiros, concentrados na Escola de Música de Brasília. A novidade é que, em 2012, o as apresentações irão além do Plano Piloto, chegando a São Sebastião, Taguatinga, Sobradinho e Gama.
“O 34° Curso Internacional de Verão de Brasília quer fazer o Distrito Federal respirar música”, frisou o diretor de Educação Profissional da Secretaria de Educação, Antônio Alves de Siqueira Junior.
As inscrições do Civebra serão realizadas nos dias 2 e 3 de janeiro de 2012, de acordo com o limite de vagas, na página da Escola de Música de Brasília: www.emb.com.br.