Menu
Viva

Festival de cenas curtas representa oportunidade para artistas

Arquivo Geral

20/07/2010 19h17

Começa nesta quinta, 21 de julho, o III Festival Dulcina de Cenas Curtas. O evento é uma oportunidade para artistas mostrarem seu trabalho e para o público. O Festival vai até domingo e conta a participação de grupos internacionais e grandes nomes nacionais, como o ator Gero Camilo, que encerra o evento.

 

Se apresentam no festival 16 grupos, oito dos quais concorrem ao prêmio de melhor Cena Curta. Os projetos foram escolhidos pelo Dulcina por meio de um edital. Os três melhores grupos receberam premiações de R$ 3.000 cada. “O objetivo do festival é criar um espaço de experimentação estética”, conta o coordenador do festival Francis Wilker. “É uma oportunidade para os artistas mostrarem seu trabalho. Queremos abrir espaço não só para grupos locais, mas também para produções de outros estados”, completa.

 

Esta edição do Festival de Cenas Curtas tem algumas inovações. Além das apresentações, haverá oficinas relacionadas ao teatro e debates sobre as cenas mostradas. A a palhaça Karla Comcá, do grupo As Marias da Graça, do Rio de Janeiro, concorda com a proposta dos debates. “Nossa cena é uma produção nova. E ela só vai poder amadurecer, e até mesmo virar um espetáculo maior quando for mostrado ao público, e pudermos refletir sobre ela”, avalia.

 

O III Festival também está homenageando outras mostras de Cenas Curtas pelo país. Na noite de abertura serão apresentadas cenas indicadas por outros festivais do país (Cenas Breves – PR, Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto – MG e Breves Cenas – AM). Além disso, virá um grupo do Peru para mostrar seu trabalho.

 

Leonardo Lessa, coordenador do Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, concorda que propostas como essa não só ajudam a divulgar o trabalho de outras regiões como promove a troca entre os grupos. ” A principal importancia desses festivais é o fomento a nova linguagens, que vem da troca entre esses diferentes grupos”, afirma.

 

O coordenador Francis Wilker adianta que o público terá muita variedade e poderá ver numa mesma noite estilos diferentes. “Temos trabalhos bem instigantes nessa edição, com temas provocadores. A adrenalina da platéia é justamente ver as mudanças de estilo”, comenta.

III Festival Dulcina de Cenas Curtas – Dia 21 às 20h e de 22 a 25 de julho às 19h, no Teatro Dulcina (CONIC – Setor de Diversões Sul, bloco C). Entrada franca. Não recomendado para menores de 14 anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado