Descentralização. Esta é a proposta da 10ª edição do Festival Internacional de Bonecos de Brasília que começa hoje. Durante uma semana, o Complexo Cultural Funarte será o palco do evento que percorrerá dez regiões administrativas do Distrito Federal. Abrem a programação os espetáculos Bonecrônicas, às 21h, e Mamulengo Riso do Povo, às 22h. As atrações têm entrada franca. Amanhã e domingo, as apresentações começam a partir das 16h.
Este ano, o evento homenageará o mamulengueiro e palhaço brasiliense, Chico Simões. Ele é um dos precursores da arte da fabricação e manipulação de bonecos em Brasília. Entre os anos de 1981 e 1984, Simões viajou pelo Nordeste convivendo com vários artistas e mestres da cultura popular e realizou mais de duas mil apresentações por todo o Brasil e em mais 18 países sempre com mamulengo, mágicas, palhaço, ventríloquo, bonecos gigantes e bumba-meu-boi. No Festival, Chico Simões e seu Mamulengo Presepada apresentará o espetáculo O Romance do Vaqueiro Benedito.
globalização
Com grupos vindos de várias partes do Brasil, o Festival também contará com a presença de companhias da Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Chile, Espanha, Quênia, México, Portugal e Uruguai. Umas das atrações internacionais é o grupo espanhol Kamante. Eles trazem o espetáculo ¡Qué viene el lobo! e se apresentarão em Brasília, Brazlândia, Planaltina e Sobradinho.
“Realizaremos uma ação que consiste em levar os artistas até os alunos de escolas públicas, das áreas urbana e rural. É o nosso grande diferencial”, explica o idealizador e coordenador-geral do Festival, o bonequeiro Ricardo Moreira. “É positivo o fato de, neste ano, incluirmos as escolas da zona rural. Só em Planaltina, vamos chegar a cerca de 47 mil alunos, além de 35 mil em Sobradinho e 93 mil alunos em Ceilândia e por aí vai. É um universo bastante grande”, comemora.
Levar o festival para as regiões administrativas do DF é motivo de comemoração para os participantes. “Nós apostamos nessa descentralização. Queremos consolidar esse projeto e o festival que irá para tantos lugares”, explica o coordenador-geral do evento.
Para ele, o foco maior será na cultura local e no papel social do evento. “Geraremos empregos diretos e indiretos, tanto para artistas locais, nacionais e internacionais assim como para prestadores de serviços de áreas variadas. Isso também faz parte de nossa missão”, propõe.
10º Festival Internacional de Bonecos de Brasília – De hoje até o dia próximo dia 30. No Complexo Cultural Funarte (Eixo Monumental) e em várias cidades. Entrada franca. Classificação livre.
Programação
Hoje:
Teatro Plínio Marcos:
21h – Bonecrônicas – Anima Sonho/RS
Vila Cassimiro Coco:
22h – Mamulengo Riso do Povo – Zé Divina/PE
Amanhã:
Tenda João Redondo:
15h – Festa de São Sacode na Fazenda de Manoel Pacaru/Zé Lopes/PE
16h – Que Viene El Lobo – Kamante Teatro/Espanha
20h – Orquestra
Marafreboi/DF
Teatro Plínio Marcos:
21h – Que Viene El Lobo/Kamante Teatro –
Espanha
Vila Cassimiro Coco:
17h – Catira de Planaltina/DF.
18h – Bibiu e a Boneca Givanilda/PE.
Domingo:
Tenda João Redondo:
15h – Exemplos de Bastião – Mamulengo Sem Fronteiras/DF
Teatro Plínio Marcos:
16h – Pedro e o Lobo – Cia Titeritar/DF
Vila Cassimiro Coco:
17h – Bibiu e a Boneca Givanilda/PE.
17h30 – Mestre Saúba e a Boneca Lindalva/PE.
18h – Grandes Nomes – Grupo Pellinsky de Dança/DF.