Menu
Viva

Festival dá vida a objetos no palco

Arquivo Geral

16/12/2010 9h15

 

Um saca-rolha gigante que se move como se fosse uma bailarina, torneiras pingando que nos  lembrar um velhinho chorando enquanto uma chaleira dá vida a uma senhora com raiva. A princípio não dá para entender o sentido destas personagens, mas os objetos vão participar de um festival teatral.

 

A partir desta quinta-feira é realizado, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o Festival Internacional de Teatro de Objetos (Fito). Em cartaz até domingo (19), o festival vai reunir 85 apresentações gratuitas, encenadas por companhias internacionais. O público também terá a oportunidade de conferir o show do cantor e compositor Tom Zé, no sábado (18), às 21h30. 

 

Promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) o festival vai apresentar ao público brasiliense como simples objetos podem se transformar em personagens de peças teatrais. Pouco explorada no Brasil, a modalidade de teatro de objetos possui uma forte presença na Europa, continente de onde virá a maior parte das companhias cênicas. Companhias da França, Argentina, Israel, Canadá, Espanha, Holanda e Bélgica vão realizar performances, exposições e interatividade com o tema.

 

O projeto, segundo a curadora internacional do festival, Sandra Vargas, tem o objetivo de democratizar a cultura. “O teatro de objetos surgiu no final dos anos 80 e criou uma linguagem conteporânea, apontando novos caminhos para o teatro tradicional. Pelo porte do Fito podemos considerá-lo o maior festival do gênero da América Latina”.

 

Criado em 2009, o festival já percorreu as cidades de Porto Alegre, Belo Horizonte, Manaus, Florianópolis e Campo Grande, e será a primeira apresentação no DF, que conta com duas companhias na grade de programação: Udi Grudi e CD Polo.

 

Para Luciano Porto, integrante do Circo Teatro Udi Grudi, é muito importante para o grupo participar do evento. “É muito importante participar deste tipo de modalidade de animação. É uma honra para o Udi Grudi participar desta iniciativa, uma vez que a gente não sabia que fazíamos Teatro de Objetos em nossas apresentações”. Luciano explica como será a apresentação no Fito. “Vamos realizar um número musical onde utilizaremos diversos objetos para criar sons e ritmos”. 

 

O Centro de Convenções vai receber nove salas para os espetáculos, sendo que cada uma das três salas maiores comportarão até 200 espectadores. Além disso haverá um aquário, no qual artistas simularão o fundo do mar. Os interessados em assistir o festival podem retirar os ingressos no próprio local, meia hora antes das sessões. 

 

Fito – De hoje (16) a domingo (19) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, de 16h às 22h. Entrada franca (por ordem de chegada) e classificação livre. Programação: www.fitofestival.com.br/programação.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado