Menu
Viva

Festival cultural inspirado em festa nordestina chega à oitava edição

Arquivo Geral

06/10/2011 8h00

Camilla Sanches

camilla.sanches@jornaldebrasilia.com.br

 

Quando Tico Magalhães deixou sua terra natal, o Recife, aos 18 anos, em direção ao Planalto Central, ele já carregava as memórias das tradicionais festas regionais que permeiam a cultura nordestina. Em Brasília, hoje com 34 anos, ele foi o criador do Mito do Calango Voador, uma ideia, segundo o próprio, “meio pretensiosa, de criar um brinquedo para se tornar uma futura tradição da cidade”. Há oito anos ele tem conseguido implementar a empreitada.

 

Ao lado de outras 14 pessoas, ele criou o grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro e realiza, de amanhã a domingo, a oitava edição do Festival Brasília de Cultura Popular, no Complexo Cultural da Funarte (Eixo Monumental). “Nossa intenção era amarrar dentro da história do calango as várias partes que compõem a Capital da República. O céu, a mata, as cachoeiras, o cerrado e todas as características desta terra nascida de um sonho”, justifica.

 

O grupo foi criado, então, a partir do mito. Inventaram, ainda, um ritmo próprio (o samba pisado) e uma data de festejo para dividir com a cidade inspiradora. Este momento de celebração folclórica reúne, nos gramados da Funarte e nas salas do centro cultural, uma série de manifestações e movimentos artísticos, vindos dos mais diversos pontos do Distrito Federal e, também, de outros estados do País, como Bahia e Pernambuco, cidade do idealizador da iniciativa. Tudo com entrada franca.

 

Leia mais na edição desta quinta-feira (06) do Jornal de Brasília.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado