Menu
Viva

Festejando o poeta do cotidiano

Arquivo Geral

19/10/2013 8h20

Seu nome é sinônimo de poesia. Vinicius de Moraes – que hoje completaria cem anos de vida – viveu intensamente seus quase 67 anos. Foram nove casamentos, cinco filhos, incontáveis amizades e inúmeras profissões (foi poeta, músico, letrista, autor teatral, cronista, diplomata, crítico de cinema, entre outras coisas). Sua obra e seu lirismo cativaram a todos: a crítica, a elite e o povão.

 

Dentre as inúmeras homenagens, uma chama a atenção por sua despretensão. Histórias de Canções – Vinicius de Moraes homenageia o artista ao retratar a trajetória pessoal e profissional do grande poeta por meio de suas canções.

 

Escrita por Wagner Homem e Bruno de La Rosa, a obra acaba transportando os leitores ao universo de Vinicius e aos bastidores da época, desmembrando histórias escondidas por trás de célebres criações musicais como Garota de Ipanema e Tarde em Itapoã.

 

Perguntado sobre o que o livro traz de novo, Bruno garante a existência de algumas surpresas. “Vi que não havia publicação ou texto que indicasse a origem da relação da poesia de Vinicius com o universo infantil. Isso agora está no livro: tudo se originou num poema feito por Vinicius para suprir a saudade que Tati, sua primeira esposa, sentia de sua cachorrinha Gold. As crianças gostaram do poema A Cachorrinha e pediram mais”, explica.

 

Múltiplo

 

O Poetinha não tinha pressa, deixava seus versos o levarem. A riqueza de seus escritos o fizeram letrista, ajudando Vinicius a criar um ritmo com a cara do Brasil: a bossa nova.

 

No início do livro, é feita a pergunta: Vinicius é mais conhecido pela sua poesia ou por sua canção? Para Bruno, “no fim, Vinicius é merecidamente reconhecido pelas duas áreas, somando-se a isso crônicas, teatro e até um livro de receitas publicado recentemente”.

 

O título aborda com leveza e bom humor a amizade e a parceria vivida entre Vinicius de Moraes e seus amigos Toquinho, Chico Buarque, Tom Jobim, Edu Lobo, Francis Hime, Carlos Lyra e Baden Powell.

 

Vinicius, que teve sua genialidade reconhecida em vida, morreu há 33 anos, deixando saudades e um legado imensurável de paixão em forma de poesia.

 

Trajetória do poetinha


1913 –  Nasce Vinicius de Moraes no Rio de Janeiro

1927 –  Fica amigo dos irmãos Paulo e Haroldo Tapajoz e começa a 

compor com eles. Alimentando sua fama de conquistador, já namora, 

na época, as amigas de sua irmã

1929 –  Bacharela-se em Letras na Santo Inácio

1930 –  Entra para a faculdade de Direito

1933 –  Forma-se em Direito e termina o Curso de Oficial de Reserva iniciado dois anos antes. Neste ano publica seu primeiro livro, O Caminho Para a Distância

1936 –  Conhece Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade

1940 –  Em São Paulo, consolida amizade com Mário de Andrade

1943 –  Inicia carreira diplomática

1953 –  Compõe seu primeiro samba

1955 –  Trabalha no roteiro do filme Orfeu Negro, de Sasha Gordine

1956 –  Convida Antônio Carlos Jobim para fazer a música de sua peça Orfeu da Conceição. É quando tem início grande parceria de Vinicius 

com Tom Jobim

 

Novinho em folha

 

Para comemorar a data, Vinicius ganha um novo site (viniciusdemoraes.com.br) com toda a produção intelectual do Poetinha em vida. Os internautas poderão acessar fotos – algumas inéditas –, discografia, textos de teatro, prosa, críticas e canções, tudo organizado numa catalogação minuciosa.

 

Lembrado na televisão e nos palcos

 

Para celebrar o centenário de seu amigo Vinicius, a TV Cultura preparou a série Ensaio Especial Vinicius de Moraes, com três programas. A primeira edição, Vinicius, O Poeta, será apresentada hoje. O segundo programa, Especial Vinicius de Moraes e Toquinho, irá ao ar no dia 26; e o terceiro, Especial Vinicius de Moraes, Toquinho e Quarteto em CY, no dia 2 de novembro. Todos serão exibidos às 23h30.

 

O primeiro programa traz entrevistas históricas do acervo do Ensaio com Vinicius de Moraes e Tom Jobim, que relembram como se conheceram, da parceria ao longo da carreira e da vida.

 

Em Brasília

 

Neste final de semana tem apresentação do projeto Afro-Sambas de Baden e Vinicius, com show da cantora Paula Santoro. Hoje e amanhã, na Caixa Cultural (Setor Bancário Sul).

 

Com o tema O Poeta da Paixão faz Cem Anos, a próxima Quinta Literária, organizada pela Associação Nacional de Escritores – ANE acontece na próxima quinta, às 20h, no Auditório Cyro dos Anjos do Edifício Escritor Almeida Fischer (707/907 Sul). A apresentação fica por conta de Fabio de Sousa Coutinho.

 
Serviço
 
Histórias de Canções
Autores: Wagner Homem 
e Bruno de la Rosa
Editora:  Leya
Páginas:  224
Preço médio:  R$ 37,90

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado